Facebook Twitter Google

Novidades sobre emissão de NFS-e no ERPNOW



by Equipe ERPNOW - 01/07/2020

Sabe aquele tempinho que precisamos esperar entre a emissão de uma nota e poder usar o sistema para a próxima transação? Não existe mais.

As notas fiscais eletrônicas (NFSe) eram emitidas de forma síncrona, ou seja, o ERPNOW ficava aguardando todo o processamento da nota na Prefeitura para liberar o usuário para a próxima transação. Contudo, fizemos uma atualização e a partir de agora, este procedimento passa a ter uma emissão assíncrona, onde o sistema encaminha a nota para ser emitida na Prefeitura e já libera a transação para o usuário continuar o seu trabalho normalmente. Isso significa que, enquanto a nota fiscal é emitida na prefeitura, mesmo que o site dela esteja lento ou fora do ar, a operação dentro do ERPNOW não vai ser prejudicada.

Esta alteração traz mais agilidade ao processo de emissão das notas e também uma traz uma novidade, que é poder acompanhar o status das NFS-e emitidas.

Conheça abaixo os status disponíveis das NFS-e:



    • Em Aberto: indica que a nota foi cadastrada e não foi enviada para a Prefeitura.
    • Cancelada: a nota foi cancelada na Prefeitura.
    • Faturada: a nota foi emitida na Prefeitura.
    • Aguardando Sincronização: ao tentar emitir a nota na Prefeitura, o ERPNOW muda o status para “Aguardando Sincronização”. Em algum momento, a Prefeitura vai retornar se a nota conseguiu ser emitida ou não.
    • Aguardando Cancelamento: Funciona da mesma maneira que o status acima. Ao solicitar o cancelamento da nota, o sistema envia para a Prefeitura a informação e muda o status para “Aguardando Cancelamento”.
    • Erro: quando o sistema não consegue emitir ou cancelar uma nota, o registro fica com status de “Erro”.


Tratamento de erros

Caso haja algum erro, o status ficará como “Erro” e para visualizar problema, basta
clicar no ícone “Ver Erros”, conforme a tela abaixo:










Ao clicar em “Ver Erros”, abrirá a tela com o erro detectado para que você possa regularizá-lo e depois clique no botão “Transmitir Novamente” para reenvio.





Cancelando da nota

O cancelamento de notas funciona da mesma forma que a emissão.

Ao clicar para fazer o cancelamento no sistema, a nota ficará com status “Aguardando Cancelamento” até que a Prefeitura confirme o cancelamento ou acuse algum erro.

Importante: Algumas prefeituras não possuem o recurso de cancelamento de notas através da integração com ERPNOW.

A maneira de ver os erros de “Cancelamento” é a mesma para visualizar os erros na “Emissão da Nota”. Veja um exemplo de erro de Cancelamento de NFSe.






Nesses casos, o usuário precisará acessar o portal da Prefeitura e cancelar manualmente a nota. Por isso, quando ele clicar em “Forçar Cancelamento” no sistema, ele verá a informação abaixo:





Ao clicar no botão “Cancelar NF no ERPNOW”, a mesma será cancelada apenas no sistema, ou seja, será necessário efetuar o cancelamento manualmente no portal da prefeitura.


Todo o histórico fica registrado no log da nota, conforme a tela abaixo:




Pronto! Agora ficou mais fácil acompanhar o andamento de suas Notas Fiscais de Serviço no ERPNOW.


Até a próxima!



https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9