Qual a diferença entre Plano de Contas Gerencial e Contábil

by Equipe ERPNOW - 25/08/2022


Plano de Contas são formas de organizar a padronização da nomenclatura e classificação das entradas e saídas de valores de uma empresa. O plano de contas não é sinônimo de Centro de Custo, falamos sobre "O que é um plano de contas?" aqui

Existem dois tipos de Planos de Contas, o Gerencial e o Contábil. Ambos servem para que os/as gestores/as tenham controle da situação financeira da empresa. Mas cada um tem uma apresentação e composição diferente. 

Enquanto o Gerencial pode ser mais flexível e detalhado, o Contábil tende a ser mais genérico, principalmente por obedecer aos critérios da lei 6.404 de 1976, conhecida como a Lei das Sociedades Anônimas. Ela regulamenta a constituição e a prática operacional desse tipo de sociedade em nosso país. Na hora de prestar conta ao Governo, não precisa explicar se foi uma conta de água ou de luz que a empresa pagou no período, basta dizer que foi uma conta de consumo.

Já no Plano Gerencial esse detalhamento precisa ser diferente, no dia-a-dia é importante sim saber quais valores fora em cada conta de consumo. Mas essa é somente uma das várias diferenças. Na verdade, de semelhantes mesmo, somente o nome. 

Plano de Contas Contábil 

Caracteriza-se por estabelecer códigos e classificações que registram todas as entradas e saídas da empresa. Por isso que não pode ser considerado um relatório financeiro, e sim uma forma de organização. 

Já as  classificações estabelecidas no plano de contas contábil servem como base para a estruturação de outros relatórios financeiros, como o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) e o DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) e também o Balanço Patrimonial.

Não há limites no Plano gerencial contábil, todas as entradas e saídas devem ser registradas. Por isso, a empresa e sua assessoria, ou setor contábil, devem construir o plano de contas perfeito para aquela realidade particular. 

As informações dispostas no plano de contas contábil são usadas para montar os livros e balanço, por isso, o plano contábil descreve as divisões de ativos e passivos da empresa, além das Receitas e Despesas. Em suma, ele proporciona a elaboração das demonstrações contábeis.

Plano de Contas Gerencial

Aprendemos que o plano de contas contábil pertence ao universo da contabilidade. Seus dados ficam restritos ao setor, e em muitos casos a um prestador de serviços externo ao dia a dia da empresa. Uma resposta a isso é justamente o Plano de Contas gerencial. 

Este registra as despesas e receitas que a sua empresa possui, também dentro de um período de tempo, mas com a flexibilidade de ser mais frequente e estar acessível à gestão. O Plano Gerencial  possui uma apresentação e leitura mais fácil que o Contábil. Ele é mais acessível para quem não é da contabilidade e não está por dentro de todo o linguajar técnico. 

Ainda assim, o plano gerencial precisa "conversar" com o contábil, afinal, eles falam da mesma coisa - situação financeira da empresa - porém com mais ou menos profundidade. 

Sua diferença de linguagem não pode atrapalhar a apuração de lucro e prejuízo da empresa, por exemplo. Como falamos no texto "O que é um plano de contas?", ambos os planos serão melhor desenhados se um contador ou contadora participar da criação dele. As informações não podem ser inseridas de qualquer forma no sistema de gestão da empresa, seja ela uma pequena, média ou grande. 

O Controle é um dos pilares da Administração. Ter controle também significa ter acesso rápido, fácil e confiável aos dados financeiros. Desta forma a Gestão da empresa pode tomar decisões de forma mais consciente, com acesso a informações analíticas e sintéticas das movimentações financeiras. 

Informações Essenciais para os Planos Gerenciais e Contábeis


Contábil

1. Ativo

1.1. Ativo Circulante
1.1.1 Disponível
1.1.2 Crédito em Circulação

1.2 Ativo não circulante
1.2.1 Depósitos a longo prazo
1.2.2 Crédito a longo prazo

2. Passivo

2.1 Passivo Circulante
2.1.1. Fornecedores a pagar

Gerencial

1. Ativo

1.1 Caixa Local

1.2 Bancos
1.2.1 Banco X
1.2.2 Banco Y

2. Despesas Administrativas

2.1.1 Aluguel
2.1.2 Eletricidade 
2.1.3 Telecom


Agora você já sabe a diferença entre o Plano de Contas Gerencial e o Plano de Contas Contábil. Já pode começar a estruturá-lo em sua empresa ou revisar aquele que já possui!

Até a próxima! 

https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9