Os quatro pilares da Administração - Direção e Liderança

 by Equipe ERPNOW - 14/07/2022


Hoje o tema de nossa conversa é um conceito que foi mudando ao longo dos anos. Quando o teórico Jules Henri Fayol elaborou os quatro pilares da administração, elegeu como terceiro ponto a DIREÇÃO. Sabendo que o planejamento e a organização já apontaram caminhos para uma empresa e sua equipe, nos dias de hoje esse pilar está muito mais ligado à LIDERANÇA. 

Esta é uma série de posts sobre os 4 Pilares da Administração! Já falamos sobre o Planejamento e a Organização. Você pode ler cada texto correspondente nos posts passados em nosso blog! 

Coordenar, dirigir, liderar. Verbos fortes e palavras bonitas que denotam ação. Ao mesmo tempo, representam o respeito, a capacidade de relacionar-se, influenciar e ser humilde. Um líder está mais a serviço da Equipe do que a Equipe está a serviço do líder. Muitas vezes esta sabedoria está distante das pessoas. Mas isso não quer dizer que bons líderes não existem.

Há quem acredite que a liderança é uma característica nata. Pessoas nascem com a habilidade de liderar. Porém, acreditamos que ela é uma capacidade que pode ser desenvolvida. Desde crianças, e todos os dias de nossas vidas, aprendemos e aprendemos. Dirigir uma empresa, pequena, média ou grande é uma tarefa que pode ser aprendida, e ensinada. 

Este pilar também conecta-se com a comunicação interna. Com conversar, ouvir e dividir com a equipe os planos de nosso negócio, como as tarefas e recursos serão organizados para chegarmos em nosso objetivo. Uma boa liderança ouve muito, além de falar. Ouve sua equipe acerca dos prazos e das possibilidades de se cumprir com o combinado. Pensa e cria junto como todos e todas vão remar nesse barco. 

Uma boa liderança também acompanha as atividades, ainda que neste momento não desempenhe todas as tarefas, ela sabe o que fazer, como fazer e quanto tempo leva, nem que seja para ensinar a Equipe. 

A liderança tem também a fama de ser um local solitário. De silêncio e tomada de decisão. Por isso, algumas ferramentas de integração e aproximação são importantes na rotina das empresas. Algumas pessoas precisam ser mostradas, e outras precisam notar que apoiando este líder existe uma enorme equipe operando em sintonia. 

Algumas ferramentas interessantes de serem pesquisadas e aplicadas são: Team Building, Onboarding e Mentoria. 

No Team Building (Construção de Equipe) são trabalhados os sentimentos de confiança, companheirismo e união. 

No Onboarding (Integração) toda a estrutura e cultura organizacional é apresentada aos novos colaboradores. Pode ser individual, ou em grupo, quando se reúnem as pessoas que foram contratadas num espaço de tempo pequeno. Não funciona fazer Onboarding em grupo uma vez por ano se as contratações são frequentes e volumosas. 

Por fim, a Mentoria. Líderes aconselham e são aconselhados. Muitos aspectos psicológicos de personalidade interferem na tomada de decisão. Pessoas decidem pelos rumos de grandes companhias graças ao que conseguem decidir sobre suas próprias vidas também. 

Este foi o terceiro pilar da administração, a Liderança. Em breve voltamos com o quarto e último: Controle. 

Até a próxima! 

https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9