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Quais são os quatro pilares da administração?

 



by Equipe ERPNOW - 08/06/2022


Foi o engenheiro francês Jules Henri Fayol quem primeiro elencou o que seriam as principais características de uma boa administração: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Conforme avançou em suas pesquisas e desenvolvimento de ideias, chegou no que seriam os quatro pilares. As quatro áreas principais para administrar qualquer coisa, de uma viagem até uma multinacional: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar. 

Este é o primeiro de uma série de posts onde vamos falar mais sobre cada pilar. O primeiro, então, é Planejar. 

Se temos uma reunião marcada em uma endereco ainda desconhecido para nós, é interessante pesquisar esse endereço no mapa ou na internet, verificar as formas de chegar lá - de carro ou transporte público - calcular a antecedência que precisamos sair de nossas casas, e se temos dinheiro suficiente para pagar as passagens, abastecer o carro ou até pagar o pedágio. 

Toda essa preparação e checagem é o planejamento dessa pequena viagem a trabalho. Não existe empresa, projeto, startup ou campanha que não seja antecedida pelo planejamento. O planejamento é como se fosse um sonho documentado virando realidade. É quando colocamos nos papel nossas idéias e vemos quais e quantos recursos precisamos para realizar. 

Se vamos vender alguma coisa, precisamos planejar nossa estratégia de produção, estoque, venda e entrega. Se vamos prestar algum serviço, precisamos planejar nossa logística, capacidade de atendimento, valores e etc. Cada empresa de cada ramo diferente de atuação possui suas linhas de planejamento a serem pensadas.

O planejamento às vezes nos dá notícias não tão boas, como quando percebemos que alguma meta não será atingida no tempo esperado por falta de recursos. Mas ele também pode nos mostrar caminhos felizes, como a possibilidade de alguma parceria que reduza custos e fortaleça a operação. 
Cada gestor/a de projeto ou administrador/a tem suas ferramentas preferidas para planejar. Às vezes só, às vezes em equipe, às vezes ao vivo, às vezes somente por escrito de forma remota. Como o planejamento lida com as ideias e sonhos de um/a empreendedor/a, trazer para o papel de forma visual e sintética é uma boa dica. Materializar mesmo. 

Por isso, vamos sugerir aqui uma ferramenta interessantes de planejamento de empresas que podem ser aplicadas em diversos setores: Análise SWOT ou FOFA - (Forças / Fraquezas / Oportunidades / Ameaças)


Em uma matriz com quatro quadrantes, escreva todas as suas forças e fraquezas no quadrante correspondente (veja imagem a seguir). Para cada fraqueza, elabore o que sua empresa tem de oportunidades. Para cada força, qual a ameaça. Assim, temos um quadro com tudo onde a sua empresa é boa, e tudo que ela pode fazer para crescer no mercado. 

Cada ação que sair de sua Análise Swot dá insumos para um planejamento de sucesso! 

Vamos planejar? Em breve a gente volta com os outros três pilares!


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