by Equipe ERPNOW - 17/03/2022
Definir um plano de contas é uma forma de organizar as despesas da sua empresa. O fluxo de caixa tende a ser intenso, entradas e saídas, pagamentos, parcelas, devoluções, estornos. É necessário que os diversos setores da empresa falem a mesma língua e utilizem a mesma lógica para organizar e padronizar as contas que existem.
A definição de um plano de contas é o que vai embasar os seguintes relatórios: DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial. Utilizando um sistema de gestão integrada é possível inclusive organizar seu Plano de Contas de forma que sua contabilidade puxe relatórios padronizados exatamente com as informações fiscais necessárias.
Por isso, os planos de conta contábeis tendem a ser mais complexos do que os planos de contas gerenciais, versões mais simplificadas e disponíveis para análise em sistemas ERP de gestão integrada. No Sistema ERPPOW, assim como em outros sistemas ERP, tem-se à disposição planos gerenciais simplificados, que são diferentes de planos de conta contábeis, estes gerados pela equipe ou setor de Contabilidade.
O Plano de Contas Gerencial, portanto, é mais um de padronização do que um relatório em si. São essas padronizações que irão fornecer as informações para os relatórios necessários. Mas, atenção, não adianta tornar seu plano de contas complexo demais se conjuntovocê ou sua equipe não terão tempo e energia para observar cada indicador e monitorar. Vale a pena estudar formas de tornar o plano o mais simplificado possível e necessário.
A melhor pessoa - ou as melhores pessoas - para ajudar na estruturação do Plano de Contas ideal para sua realidade é justamente seu contador(a). Além de saber todas as obrigações e nomenclaturas corretas para cada área, a contabilidade é a responsável pela elaboração do ECF (Escrituração Contábil Fiscal) para a Receita Federal. Por conta da ECF a Receita Federal desenvolveu um Plano de Contas Referencial. Trata-se de um modelo para estimular justamente a padronização desta prestação de informações sobre o saldo contábil da empresa.
Passa pela estruturação de um plano de contas, incluir nomenclaturas comuns a todos os setores da empresa dentro de cada campo e suas contas sintéticas ou analíticas. Por exemplo, se ficar definido que vamos chamar de pagamento de salários, não pode um setor chamar de “ordenado” que o sistema repositório destas informações não irá registrar corretamente o saldo.
Atenção: “plano de contas” não é o mesmo que “centro de custo”. O centro de custo, resumidamente, é de onde a verba irá sair para determinado pagamento dentro da empresa. O Plano de Contas é uma listagem de todas as possíveis movimentações financeiras da empresa, como por exemplo: rendimento de uma aplicação , valor de equipamentos utilizados, impostos, financiamentos, comissões sobre vendas, multas e salários.
Como disse o consultor e professor de contabilidade José Berbel: “Assim como o construtor precisa de uma planta para fazer uma casa, o contador precisa do plano de contas para fazer a contabilidade”.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o Plano de Contas e pode começar a estruturá-lo em sua empresa!
Até a próxima!
0 comentários: