ERP Online ERPNOW - CRM - Oportunidades
A gestão de oportunidades de negócio é uma ferramenta fundamental para alavancar as vendas da empresa. Trata-se de uma área no sistema onde a equipe de vendas cadastra (ou importa através de planilhas) todos os possíveis contatos realizados ou a realizar com clientes em potencial (empresas que ainda não são clientes).
Essas oportunidades, também chamadas de leads, podem vir de uma campanha realizada no site da empresa, de um trabalho da equipe de telemarketing, de eventos feitos pela empresa, de listas de email marketing compradas de terceiros, etc.
Cadastros Básicos
Para que qualquer módulo de um sistema ERP funcione, é preciso configurar alguns parâmetros básicos, que chamo de cadastros básicos.
No módulo CRM, temos o cadastro de clientes (abordado no post anterior) e também dois cadastros relacionados as oportunidades (etapas oportunidade e motivo de perda).
Uma oportunidade de negócio pode ser algo simples, como a venda de um notebook, ou algo um pouco mais complexo, como a venda de um projeto para um empresa grande. A etapa de oportunidade existe para ajudar a equipe de venda a identificar em qual estágio se encontra essa venda.
Por exemplo, um cliente potencial que foi cadastrado no sistema através do site da empresa e que ainda não foi trabalhado pela equipe de vendas poderia estar na etapa "LEAD". Um outro cliente potencial que já recebeu o primeiro contato poderia estar na etapa "PROSPECÇÃO".
Por fim, um cliente que já recebeu uma proposta comercial e está negociando para fechar a venda poderia estar na etapa "NEGOCIAÇÃO". Cada empresa define as etapas que gostaria de trabalhar.
Esse é um recurso bem interessante, pois além de possibilitar a equipe gerenciar melhor as vendas, ainda fornece os dados para a elaboração do funil de oportunidades.
Motivo de Perda
Esse é o campo que nenhum gerente de vendas gostaria de preencher. Como o nome já sugere, trata-se dos motivos que levaram ao não fechamento da venda.
Sempre que o vendedor sinalizar que uma oportunidade foi perdida, o sistema possibilita indicar o motivo da perda.
Exemplos de motivo de perda: "preço muito alto", "mau atendimento", "prazo de entrega longo", "condição de pagto não facilitada", etc.
Cadastrando Motivos de Perda
Clique aqui para assistir o vídeo.
Postado por: Equipe ERPNOW
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