Qual a importância que a sua empresa dá para controle de estoque?


Qual a importância que a sua empresa dá para controle de estoque?





Este ainda é um tema que muitas empresas deixam de lado. Quanto mais o tempo passa, fica mais complexo organizar e implantar controles que facilitem a vida da equipe e que possibilitem uma visão clara de quanto o estoque pode estar impactando no caixa da empresa.

O controle de estoque tem a função básica de gerir a quantidade de matéria prima e/ou produtos disponíveis na empresa, ou seja, controlar a movimentação de entradas e saídas de cada item. A partir deste controle a organização pode se beneficiar de uma visão mais clara e estratégica para deixar o cliente mais satisfeito e o financeiro mais equilibrado.

Veja alguns benefícios que o controle de estoque gera para sua empresa:

  • Garante que a quantidade de itens de estoque estejam atualizados;
  • Reduz perdas de produtos ou insumos por furtos, obsolescência ou vencimento;
  • Melhora o fluxo de caixa da empresa por efetuar compras na medida certa;
  • Prevê com antecedência o momento de efetuar reposições;
  • Possibilita melhores negociações com fornecedores, pois a urgência não estará no comando da negociação;
  • Aumenta e satisfação dos clientes, pois sempre oferece o que está disponível.

Apenas por estes motivos já podemos dizer que o controle de estoque é um processo estratégico, pois gera impacto na gestão administrativa e financeira do negócio. 

Agora que você conheceu ou recordou alguns dos benefícios de ter um bom gerenciamento de seu estoque, aproveite para chamar a sua equipe e já começar um plano de implantação ou melhoria dos seus controles de materiais. Para isso, os princípios básicos da administração (planejar, organizar, dirigir e controlar) podem te ajudar a definir melhor as regras e etapas para que o processo seja mais eficiente.

Vejamos agora alguns itens que devem ser discutidos para otimização do seu processo:


Quantidade de materiais 

Para pequenas e médias empresas muitas vezes utilizar a estratégia de estoque mínimo pode ser uma boa saída, pois é uma maneira de não deixar dinheiro parado e diminuir os riscos. É importante dizer que para usar este método é necessário conhecer bem o mercado e as sazonalidades de cada produto para planejar estoques mínimos diferentes dependendo da época. E também conhecer bem os fornecedores e o tempo médio que eles precisam para efetuar uma nova entrega antes do seu estoque acabar.


Revisões periódicas

Defina períodos para efetuar revisões no estoque e contar todos os itens e saber se os itens físicos estão alinhados com os números disponíveis no sistema, está ação ajuda a identificar se o processo está falhando em algum lugar e facilita a regularização em curto prazo.


Armazenamento de informações

Nesta etapa um sistema de gestão integrada faz toda diferença porque facilita a gestão e levantamento de informações de uma maneira fácil e rápida, possibilitando um visão ampla e integrada de todas as entradas, saídas e saldos de estoque em tempo real, ajudando a nortear as decisões com mais segurança e tranquilidade.


Logo, fazer o um bom controle do seu estoque leva a sua empresa para outro nível de gestão.

Sucesso e até a próxima!


https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9