A sua empresa utiliza os 4 princípios básicos da administração?

A sua empresa utiliza os 4 princípios básicos da administração









A administração faz parte do dia a dia de qualquer empresa, mas a grande questão é saber se realmente a empresa utiliza as ferramentas mais adequadas para administrar da melhor maneira. De modo geral, a ciência da administração disponibiliza uma série de ferramentas que, integradas, facilitam as funções organizacionais de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Estes são os princípios básicos da administração que, de alguma maneira já são utilizados de uma forma intuitiva por muitas empresas e empreendedores sem conhecê-los formalmente. Vamos então aproveitar a oportunidade para entender melhor cada um destes quatro princípios e colocá-los em prática com mais consciência e foco no resultado:


Planejamento 

Esta é uma das etapas mais importantes, pois tem o intuito de definir objetivos e, através de estudos e análises de riscos e oportunidades, traçar o melhor caminho para chegar até eles.

O  planejamento está presente em grandes projetos ou em atividades do dia-a-dia, respondendo a perguntas como:

Onde a empresa quer chegar?
Quais produtos quer lançar?
Qual o papel e metas de cada área?
Como vamos atender a demanda de uma determinado cliente?
Qual a melhor estratégia de marketing?
Vamos migrar para um sistema de gestão integrada?
Vamos mudar de prédio? Vamos comprar ou alugar?


Organização

Esta etapa tem a função de disponibilizar os recursos necessários para alcançar os objetivos planejados, ou seja, transformar o planejamento em ações ordenadas e objetivas. Nesta fase é fundamental compartilhar a importância de cada ação com as áreas envolvidas e contar com a apoio das outras áreas para a entrega de cada ação dentro do cronograma.


Direção

A função de dirigir consiste em coordenar e orientar as equipes, mantendo os recursos disponíveis para melhor execução das atividades. O processo de comunicação deve estar bem alinhado e claro para que todos estejam no mesmo ponto e orientados ao resultado.


Controle

Esta etapa é fundamental para visualizar a efetividade das etapas anteriores, sendo possível identificar se o processo está saindo da rota e reorganizá-lo para alcançar os objetivos e, se for necessário, voltar etapas e redefinir itens do planejamento ou até mesmo da organização.

Enfim, é importante entender que a administração funciona como um sistema integrado, onde a gestão está conectada com diversos processos que juntos podem alavancar os controles e resultados da sua empresa.


Sucesso e até a próxima!


https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9