Como o orçamento empresarial pode ajudar a sua empresa


Como o orçamento empresarial pode ajudar a sua empresa



O orçamento empresarial é uma ferramenta de gestão imprescindível para que a empresa tenha visões de curto, médio e longo prazos do seu negócio. Mas, muitas empresas abrem mão desta visão orientadora porque não sabem por onde começar.

O orçamento não é apenas um relatório de acompanhamento de resultados, ele deve refletir os objetivos da empresa e as estratégias utilizadas para alcançá-los. Um orçamento bem elaborado é um grande aliado da empresa, pois ele ajuda na identificação de riscos e oportunidades e possibilita que a empresa mude a rota caso seja necessário.

A preparação do orçamento também se revela como um bom momento para conhecer e estudar melhor os indicadores, resultados e necessidades da empresa como receitas e despesas, necessidades de caixa, fluxos de vendas e estoque, compras, comportamento dos clientes, inadimplência, melhorias ou mudanças importantes. O entendimento destas informações e suas particularidades ajudam os gestores a terem uma visão mais ampla, ajudando na construção de metas e premissas do orçamento.

Veja algumas perguntas que precisam ser respondidas no momento de desenvolver o orçamento de sua empresa:

Qual será a demanda de vendas?
Quais são as receitas e como elas se comportam?
Quais são meus custo fixos e variáveis?
Vamos criar algum produto ou serviço novo?
Qual a previsão de inadimplência?
Faremos algum investimento em maquinário, imóvel, etc.?
Contrataremos mais funcionários?
Abriremos mais filiais?

E após as definições, construção e aprovação do orçamento com o período determinado pela empresa é muito importante dedicar tempo ao acompanhamento e análise comparativa entre a projeção e os acontecimentos reais, pois esta análise demonstra o quanto a empresa está perto ou longe da rota prevista e facilita as tomadas de decisões e mudanças de estratégias para voltar para a rota projetada ou até mesmo reprojeta-la.

No entanto, para realizar um bom orçamento, é essencial que a empresa tenha as informações necessárias de uma maneira organizada e clara (veja o post: “Como otimizar a gestão financeira da sua empresa”). Neste momento ter dados de qualidade e em tempo real faz toda a diferença e um bom sistema de gestão facilita e deixa mais leve a vida da equipe para essa e outras atividades.

Enfim, uma projeção de orçamento bem realizado e integrado com um bom acompanhamento posterior, traz à sua empresa uma visão ampla das informações e resultados da empresa, proporcionando mais segurança e tranquilidade para os gestores e para toda equipe.


Bons negócios!


https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9