Como otimizar a gestão financeira de sua empresa?

Como otimizar a gestão financeira de sua empresa

A administração financeira é primordial para uma boa gestão empresarial. Muitas organizações encontram dificuldades em responder com objetividade algumas perguntas como:

Quais são as entradas e saídas mais relevantes do caixa?
Qual a rentabilidade dos meus produtos ou serviços?
Quanto de lucro ou prejuízo obtive no último trimestre?
Estou utilizando o capital de giro da melhor maneira?
Quanto já está comprometido para pagar as despesas do mês?
Quanto tenho para receber de meus clientes?

Essas são apenas algumas das perguntas que deixam muitos empreendedores sem dormir. Por isso, dedicar tempo para a gestão da empresa é essencial para obter resultados mais consistentes e ter clareza na hora de tomar decisões.

A gestão financeira é uma ferramenta de análise, controle e gestão dos recursos financeiros e tem o intuito de demostrar o comportamento destes recursos no momento atual e a médio e longo prazos. Ter uma visão clara do que está acontecendo e do que vai acontecer faz toda a diferença para não ser pego de surpresa.

A boa notícia é que nunca é tarde para começar. Sendo assim, veja alguns pontos importantes para  uma boa gestão financeira:


Fluxo de caixa

É fundamental ter o fluxo de caixa atualizado e conhecer exatamente quais são suas entradas e saídas. Estas informações são a base para um acompanhamento em tempo real e ajudam a construir as previsões do saldo e da necessidade de caixa a médio e longo prazos.


Orçamento anual

Faça um orçamento anual com a previsão de todas as receitas e despesas. Esta é uma ótima ferramenta de planejamento e ajuda a identificar quais são os riscos e oportunidades para o período. Use um modelo que seja de fácil acompanhamento e que seja passível de comparação com o resultado realizado.


Utilize indicadores de desempenho

Indicadores também são uma excelente ferramenta de gestão porque ajudam a mensurar resultados e viabilizam análises pontuais e comparativas de desempenho. Conheça alguns indicadores financeiros no post: “Como saber se a sua empresa está atingindo os resultados”.


Separe finanças pessoais e finanças da empresa

Usar o caixa da empresa para despesas pessoais não facilita as análises e ainda pode ser prejudicial a saúde financeira do seu negócio. Defina um pró-labore que esteja dentro das possibilidades da empresa e se organize com este valor.


Conte com um sistema de gestão

O uso de um sistema de gestão financeira, ou melhor, um sistema de gestão integrada, pode ser um grande aliado na gestão de processos importantes como o financeiro, estoque, clientes e vendas. Uma visão integrada de todos estes resultados faz toda a diferença porque todos eles tem impacto direto no financeiro, ou seja, no caixa da empresa.

Um sistema minimiza riscos de erros por controles ou processos manuais e possibilita uma visão ampla e integrada dos resultados em tempo real de uma maneira rápida e fácil, ajudando a nortear as decisões com mais segurança e tranquilidade.

É necessário ter disciplina e dedicação para monitorar as finanças de sua empresa mas, como vimos, também é possível contar com diversas ferramentas de suporte que ajudam e facilitam o dia a dia.

Sucesso e até a próxima!


https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

Um comentário:

  1. Ótimo artigo. O capital de giro é fundamental para as empresas terem uma boa saúde financeira e precisa ser bem gerenciado. É interessante conhecer também novas instituições financeiras que estão oferecendo Capital de Giro no mercado!

    Giuliano
    www.h1partners.com.br

    ResponderExcluir


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9