Indicadores importantes para gestão empresarial
Se vamos começar a pensar em análise de resultados já podemos perceber que a empresa tem uma visão de gestão empresarial. Ou seja, já trabalha com metas e sabe onde quer chegar. Caso isso não seja uma verdade, este será um ótimo momento para começar a tê-la: volte uma casa lendo primeiro este post: “A gestão empresarial faz parte de suas estratégias de negócio?”.
Com o planejamento estratégico pronto, as ações definidas e as áreas alinhadas e comprometidas, chega a hora de definir quais serão os indicadores de desempenho que contribuirão para uma visão rápida e clara do que está acontecendo na empresa.
Uma visão clara? É importante que os indicadores sejam simples e de fácil acompanhamento e faz toda a diferença monitorá-los em tempo real.
Os indicadores são uma excelente ferramenta de gestão. São eles que demonstram quando a empresa está saindo da rota, mensurando resultados e viabilizando analises pontuais e comparativas de desempenho. Estas informações são fundamentais para uma boa gestão e são orientadoras para as tomadas de decisões.
Cada área pode e deve desenvolver indicadores específicos relacionados às metas e ao planejamento orçamentário. A ideia não é implantar muitos indicadores e sim focar naqueles que realmente trazem uma visão do resultado com qualidade.
Conheça alguns indicadores por área:
Financeiro
- Receitas
- Despesas
- Recebimentos e inadimplência
- Preço médio de venda
Comercial
- Funil de vendas – avaliar o desempenho dos estágios
- Taxa de sucesso de vendas
- Vendas por vendedor e/ou por região
- Satisfação e reclamações de clientes
Estoque
- Entrada e saídas
- Vendas e novos pedidos de compra
- Tempo médio de estoque
Atendimento ao cliente
- Quantidade mensal de chamados
- Quantidade de chamados em aberto
- Produtividade dos técnicos
- Tempo de atendimento dos chamados
Estes são alguns dos indicadores que podem ser implantados por área, mas é importante levar em consideração o tamanho da empresa e o tipo de negócio. Por exemplo, uma empresa que presta serviços deve ter bons indicadores na área de atendimento ao cliente e uma empresa que vende ou fabrica produtos deve investir em indicadores relacionados a produção e falhas.
Vale pontuar que, para a análise gerencial, é necessário reunir apenas os indicadores mais importantes, ou seja, escolher indicadores de cada área que contribuam e facilitem uma visão integrada da organização.
Agora que já avançamos e sabemos que a gestão de indicadores é uma ferramenta essencial para monitorar a rota, o alcance das metas e ter clareza dos riscos e oportunidades do seu negócio, aproveite para dar os próximos passos e tomar decisões com mais tranquilidade e segurança.
Sucesso e até a próxima!
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