Facebook Twitter Google

Como saber se a sua empresa está atingindo os resultados?





Indicadores importantes para gestão empresarial

Se vamos começar a pensar em análise de resultados já podemos perceber que a empresa tem uma visão de gestão empresarial. Ou seja, já trabalha com metas e sabe onde quer chegar. Caso isso não seja uma verdade, este será um ótimo momento para começar a tê-la: volte uma casa lendo primeiro este post: “A gestão empresarial faz parte de suas estratégias de negócio?”.

Com o planejamento estratégico pronto, as ações definidas e as áreas alinhadas e comprometidas, chega a hora de definir quais serão os indicadores de desempenho que contribuirão para uma visão rápida e clara do que está acontecendo na empresa.

Uma visão clara? É importante que os indicadores sejam simples e de fácil acompanhamento e faz toda a diferença monitorá-los em tempo real.

Os indicadores são uma excelente ferramenta de gestão. São eles que demonstram quando a empresa está saindo da rota, mensurando resultados e viabilizando analises pontuais e comparativas de desempenho. Estas informações são fundamentais para uma boa gestão e são orientadoras para as tomadas de decisões.

Cada área pode e deve desenvolver indicadores específicos relacionados às metas e ao planejamento orçamentário. A ideia não é implantar muitos indicadores e sim focar naqueles que realmente trazem uma visão do resultado com qualidade.

Conheça alguns indicadores por área:


Financeiro

 - Receitas

- Despesas

- Recebimentos e inadimplência

- Preço médio de venda


Comercial

- Funil de vendas – avaliar o desempenho dos estágios

- Taxa de sucesso de vendas

- Vendas por vendedor e/ou por região

- Satisfação e reclamações de clientes


Estoque

- Entrada e saídas

- Vendas e novos pedidos de compra

- Tempo médio de estoque


Atendimento ao cliente

- Quantidade mensal de chamados

- Quantidade de chamados em aberto

- Produtividade dos técnicos

- Tempo de atendimento dos chamados


Estes são alguns dos indicadores que podem ser implantados por área, mas é importante levar em consideração o tamanho da empresa e o tipo de negócio. Por exemplo, uma empresa que presta serviços deve ter bons indicadores na área de atendimento ao cliente e uma empresa que vende ou fabrica produtos deve investir em indicadores relacionados a produção e falhas.

Vale pontuar que, para a análise gerencial, é necessário reunir apenas os indicadores mais importantes, ou seja, escolher indicadores de cada área que contribuam e facilitem uma visão integrada da organização.

Agora que já avançamos e sabemos que a gestão de indicadores é uma ferramenta essencial para monitorar a rota, o alcance das metas e ter clareza dos riscos e oportunidades do seu negócio, aproveite para dar os próximos passos e tomar decisões com mais tranquilidade e segurança.


Sucesso e até a próxima!


https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9