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Como configurar o seu boleto no ERPNOW?

Como você já sabe que o ERPNOW também pode emitir os seus boletos da sua empresa e  utilizar a(s) conta(s) que você escolher para isso. Essa funcionalidade traz mais agilidade e segurança para o seu processo financeiro.

Para efetuar o cadastramento do seu banco acesse o Menu Cadastros Básicos / Financeiro / Conta Bancária.











Clique no botão “Nova Conta” para abrir a tela de cadastro de cadastro do Banco:





Preencha as informações, conforme abaixo:


    • Nome Banco: escolha o banco que será cadastrado
    • Agência: inclua o número da agência e o dígito na respectiva caixa
    • Conta: inclua o número da conta corrente
    • Conta dig: inclua o dígito da conta
    • Status: marque o status quando você desejar deixar a conta ativa
    • Nome Conta: inclua um nome para a conta
    • Tipo da Conta: escolha o tipo de conta
    • Observações: campo para incluir alguma observação necessária

Depois clique no botão “Salvar”.


Configuração de Remessa para Registro no Banco


Depois selecione a nova conta que foi criada e clique no botão “Conf. Boleto”.










Escolha a opção “Cobrança com registro” e depois clique em “Próximo”.








Nesta tela é necessário configurar do dados do boleto, conforme as especificações do seu banco.





Clique no link do seu banco para conhecer o detalhe de cada campo que deve ser preenchido:

Banco Bradesco
Banco do Brasil
Banco Itaú
Banco Safra
Banco Santander
Banrisul
Caixa Economica Federal
SICOOB
SICREDI

Após cadastrar o seu banco e o seu boleto, será necessário gerar um arquivo remessa para que o seu banco efetue a homologação do mesmo. Esse processo é bastante simples e faremos o passo-a-passo com você abaixo:

  1. gere um título: gere um título no contas a receber e após finalizá-lo no sistema acesse o Menu Financeiro / Remessa Bancária.








Selecione o Banco e clique no botão “Filtrar”. Neste momento os boletos gerados aparecerão na tela, conforme abaixo:











Depois clique no botão “Gerar arquivo”.


Envie o arquivo gerado para homologação no seu banco. Se o banco apontar alguma inconsistência regularize as informações e  refaça o processo para enviar para o banco um novo arquivo. Caso seja necessário abra um chamado para que o nosso suporte possa te ajudar.

Importante:
  1. Registro de boletos: os boletos devem ser registrados e para isso é necessário gerar o “Arquivo Remessa” e importá-lo para o seu banco todos os dias. Já vimos como gerar o arquivo remessa neste mesmo texto. É importante criar uma rotina com esta atividade para que os boletos sejam devidamente registrados.
  2. Baixa de pagamento: para que o sistema efetue a baixa dos boletos que foram pagos é necessário que o “Arquivo Retorno” que o seu banco disponibiliza seja importado para o ERPNOW.

Essas duas ações não são automáticas, ou seja, alguém da equipe deve ficar responsável por enviar o arquivo remessa para o banco e também importar o arquivo retorno para o sistema. Caso, vocês queiram automatizar está atividade, veja mais informações no texto “Troca de arquivos automática com os bancos”.

Veja abaixo como importar o arquivo retorno no sistema:

Extraia do seu banco o arquivo retorno e depois acesse o Menu Financeiro / Importar Dados / escolha a opção Internet Banking (CNAB).




Clique em “Selecionar arquivo” para escolher o arquivo retorno que você gravou no seu computador e depois clique no botão “Enviar Arquivo”.


Atenção: é bastante importante analisar esta tela para verificar se existem erros e dar a tratativa para os mesmos. Estas informações do processamento do arquivo retorno também são enviadas para o e-mail que está cadastrado como financeiro na tela “Meu Plano”.

Se você for usar uma conta bancária que já é utilizada para emissão de boletos em outro sistema é interessante falar com um dos nossos especialistas.

Agora você sabe como homologar seu boleto bancário e também tratar os arquivos de remessa e retorno.

Até a próxima!


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