Atualizado by Equipe ERPNOW - 08/02/2024
Como você já sabe que o ERPNOW também pode emitir os boletos da sua empresa e utilizar a(s) conta(s) que você escolher para isso. Essa funcionalidade traz mais agilidade e segurança para o seu processo financeiro.
Para efetuar o cadastramento do seu banco acesse o Menu Cadastros Básicos / Financeiro / Conta Bancária.
Clique no botão “Nova Conta” para abrir a tela de cadastro de cadastro do Banco:
Preencha as informações, conforme abaixo:
- Nome Banco: escolha o banco que será cadastrado
- Agência: inclua o número da agência e o dígito na respectiva caixa
- Conta: inclua o número da conta corrente
- Conta dig: inclua o dígito da conta
- Status: marque o status quando você desejar deixar a conta ativa
- Nome Conta: inclua um nome para a conta
- Tipo da Conta: escolha o tipo de conta
- Observações: campo para incluir alguma observação necessária
Depois clique no botão “Salvar”.
Configuração de Remessa para Registro no Banco
Depois selecione a nova conta que foi criada e clique no botão “Conf. Boleto”.
Clique no link do seu banco para conhecer o detalhe de cada campo que deve ser preenchido:
Banco Bradesco
Banco do Brasil
Banco Inter (1)
Banco Itaú
Banco Safra
Banco Santander
Banrisul
Caixa Economica Federal
CREDISIS
SICOOB
SICREDI
Selecione o Banco e clique no botão “Filtrar”. Neste momento os boletos gerados aparecerão na tela, conforme abaixo:
Depois clique no botão “Gerar arquivo”.
SICOOB
SICREDI
Após cadastrar o seu banco e o seu boleto, será necessário gerar um arquivo remessa para que o seu banco efetue a homologação do mesmo. Esse processo é bastante simples e faremos o passo-a-passo com você abaixo:
- gere um título: gere um título no contas a receber e após finalizá-lo no sistema acesse o Menu Financeiro / Remessa Bancária.
Selecione o Banco e clique no botão “Filtrar”. Neste momento os boletos gerados aparecerão na tela, conforme abaixo:
Depois clique no botão “Gerar arquivo”.
Envie o arquivo gerado para homologação no seu banco. Se o banco apontar alguma inconsistência regularize as informações e refaça o processo para enviar para o banco um novo arquivo. Caso seja necessário abra um chamado para que o nosso suporte possa te ajudar.
Importante:
- Registro de boletos: os boletos devem ser registrados e para isso é necessário gerar o “Arquivo Remessa” e importá-lo para o seu banco todos os dias. Já vimos como gerar o arquivo remessa neste mesmo texto. É importante criar uma rotina com esta atividade para que os boletos sejam devidamente registrados.
- Baixa de pagamento: para que o sistema efetue a baixa dos boletos que foram pagos é necessário que o “Arquivo Retorno” que o seu banco disponibiliza seja importado para o ERPNOW.
Essas duas ações não são automáticas, ou seja, alguém da equipe deve ficar responsável por enviar o arquivo remessa para o banco e também importar o arquivo retorno para o sistema. Caso, vocês queiram automatizar está atividade, veja mais informações no texto “Troca de arquivos automática com os bancos”.
Veja abaixo como importar o arquivo retorno no sistema:
Extraia do seu banco o arquivo retorno e depois acesse o Menu Financeiro / Importar Dados / escolha a opção Internet Banking (CNAB).
Clique em “Selecionar arquivo” para escolher o arquivo retorno que você gravou no seu computador e depois clique no botão “Enviar Arquivo”.
Atenção: é bastante importante analisar esta tela para verificar se existem erros e dar a tratativa para os mesmos. Estas informações do processamento do arquivo retorno também são enviadas para o e-mail que está cadastrado como financeiro na tela “Meu Plano”.
Importante:
- Banco Inter(1): o Banco Inter disponibiliza o nosso número do boleto apenas após a inclusão do arquivo retorno, ou seja, só é possível pagar um boleto do Inter após enviar o Arquivo Remessa para Banco (aguardar o processamento do registro) e depois disso importar o Arquivo Retorno com o nosso número deste boleto registrado.
- Este boleto em outro sistema: se você for usar uma conta bancária que já é utilizada para emissão de boletos em outro sistema é interessante falar com um dos nossos especialistas.
Agora você sabe como homologar seu boleto bancário e também tratar os arquivos de remessa e retorno.
Até a próxima!
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