Há mais
brasileiros comprando produtos pela internet, pesquisando produtos na
web antes de ir às compras em lojas físicas e que se dizem influenciados
por anúncios on-line antes de decidirem uma compra. A publicidade
digital é percebida pelos internautas brasileiros como menos incômoda,
mais criativa e mais informativa dos que os anúncios mostrados pela TV. O
quadro é resultado de uma pesquisa feita pelo IAB Brasil (Interactive
Advertising Bureau) em parceria com empresa de pesquisa ComsCore. O
levantamento com pouco mais de 2 mil pessoas, nas cinco regiões do país,
foi feito em março, via internet.
“O dado que mais chama a atenção é, sem dúvida, o fato de que ela [a
publicidade digital] é considerada menos incômoda por 32% dos
participantes, quando comparada com a publicidade em televisão. Esse é
um resultado muito importante, pois nos mostra que o trabalho em
publicidade online tem melhorado e atingido o público alvo de forma mais
efetiva”, diz Marcelo Lobianco, vice-presidente executivo do IAB
Brasil, entidade que tem como objetivo “desenvolver o mercado de mídia
interativa no Brasil”. Segundo a pesquisa, em um quesito a publicidade
na TV foi melhor avaliada do que a digital – 48% dos entrevistados
responderam que os anúncios mais memoráveis são os mostrados pela
televisão.
A pesquisa também mostrou que 84% dos brasileiros já compraram algum
produto na internet, por meio de computador/laptop, smartphone ou
tablet. “Isso demonstra que o brasileiro está perdendo o ‘medo’ de
utilizar a Internet para ações além de navegar e acessar redes sociais”,
diz Lobianco. No grupo que já fez alguma compra on-line, os homens são
mais inclinados a fazer compras usando equipamentos móveis. Também
cresceu a fatia dos consumidores que pesquisam sobre os produtos na
internet para depois comprá-los em lojas físicas -- de 65% em 2012 para
75% neste ano. No ano passado, 56% dos respondentes concordaram terem
sido influenciados por anúncios digitais, e depois visitados lojas
físicas. Neste ano esse percentual foi a 66%.
A pesquisa, batizada de Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia 2013, será divulgada amanhã.
Fonte: Valor econômico
Postagem feita em: 21/05/2013
Por: EQUIPE ERP online ERPNOW
0 comentários: