Cresce peso da publicidade digital na decisão de compra, diz IAB

Há mais brasileiros comprando produtos pela internet, pesquisando produtos na web antes de ir às compras em lojas físicas e que se dizem influenciados por anúncios on-line antes de decidirem uma compra. A publicidade digital é percebida pelos internautas brasileiros como menos incômoda, mais criativa e mais informativa dos que os anúncios mostrados pela TV. O quadro é resultado de uma pesquisa feita pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) em parceria com empresa de pesquisa ComsCore. O levantamento com pouco mais de 2 mil pessoas, nas cinco regiões do país, foi feito em março, via internet. 
 
 “O dado que mais chama a atenção é, sem dúvida, o fato de que ela [a publicidade digital] é considerada menos incômoda por 32% dos participantes, quando comparada com a publicidade em televisão. Esse é um resultado muito importante, pois nos mostra que o trabalho em publicidade online tem melhorado e atingido o público alvo de forma mais efetiva”, diz Marcelo Lobianco, vice-presidente executivo do IAB Brasil, entidade que tem como objetivo “desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil”. Segundo a pesquisa, em um quesito a publicidade na TV foi melhor avaliada do que a digital – 48% dos entrevistados responderam que os anúncios mais memoráveis são os mostrados pela televisão.  

A pesquisa também mostrou que 84% dos brasileiros já compraram algum produto na internet, por meio de computador/laptop, smartphone ou tablet. “Isso demonstra que o brasileiro está perdendo o ‘medo’ de utilizar a Internet para ações além de navegar e acessar redes sociais”, diz Lobianco. No grupo que já fez alguma compra on-line, os homens são mais inclinados a fazer compras usando equipamentos móveis. Também cresceu a fatia dos consumidores que pesquisam sobre os produtos na internet para depois comprá-los em lojas físicas -- de 65% em 2012 para 75% neste ano. No ano passado,  56% dos respondentes concordaram terem sido influenciados por anúncios digitais, e depois visitados lojas físicas. Neste ano esse percentual foi a 66%.

A pesquisa, batizada de Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia 2013, será divulgada amanhã. 

Fonte: Valor econômico

Postagem feita em: 21/05/2013
Por: EQUIPE ERP online ERPNOW



0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9