A sua empresa já está pronta para o fim do boleto sem registro?
A Febraban já iniciou as atividades para receber apenas boletos com cobrança registrada. Veja quando começou e qual status atual desta transição.
- Junho de 2015 – Fim da oferta da cobrança sem registros para novos clientes
- Agosto de 2015 – Início da operação da base centralizadora de benefícios
- Dezembro de 2016 – Término da migração das carteiras de cobrança sem registro para a modalidade registrada
- Janeiro de 2017 – Início da operação da base centralizadora de títulos
Muitas empresas ainda não compreenderam qual a diferença das duas modalidades. Se este é o seu caso, acompanhe nossa explicação:
Cobrança sem registro
Neste caso o banco só toma conhecimento do boleto quando o mesmo é pago, por isso é chamada de sem registro.
Tarifas sobre o serviço: só é cobrada quando o pagador efetua o pagamento do boleto, pois o banco não sabia da sua existência.
Cobrança com registro
O banco deve receber um arquivo com todos os dados do boleto após a emissão.
Tarifas sobre o serviço: pode ser cobrada no momento do registro, em alterações ou no cancelamento da cobrança, tudo depende do acordo com o banco.
Mas a nova modalidade tem vantagens:
- Permite o pagamento do boleto vencido em qualquer banco pelo DDA (débito direto autorizado) ou pela atualização do mesmo boleto no site do banco emissor;
- É mais seguro para identificar o pagamento;
- Traz mais segurança na entrega eletrônica da cobrança por meio do DDA (débito direto autorizado).
Importante: a rede bancária não receberá boletos sem o CPF/CNPJ do pagador.
Se atualmente o seu modelo de emissão de boletos é sem registro, converse com o seu gerente para que ele possa lhe orientar e também informar com mais detalhes sobre a possível mudança na cobrança de tarifas, afinal, essa questão pode ser negociável com o banco dependendo da quantidade de boletos emitidos por mês.
Agora, se você já utiliza o nosso sistema de gestão integrada ERPNOW, para emissão dos seus boletos, não se preocupe pois o Arquivo Remessa disponibilizado já está no formato necessário para registro.
A outra boa notícia é que já estamos testando a troca de arquivos automática (direta) com os bancos e logo apresentaremos esta novidade para deixar ainda mais fácil a vida da sua equipe.
Bons negócios!
0 comentários: