by Equipe ERPNOW - 18/09/2019
Uma das formas mais eficazes e baratas de entrar em contato com os seus clientes é através do e-mail. É muito simples, fácil, praticamente sem custo para envio, fica registrada a tentativa de contato, assim como a negociação e/ou proposta efetuada. Mas, se o e-mail não for bem pensado, escrito e enviado de forma correta, sua mensagem pode parar na caixa de spam do seu cliente.
Pensando nisso, vamos falar sobre 3 práticas que podem ajudar que seus e-mails tenham mais assertividade no envio e as chances de seu cliente receber e abrir a mensagem aumentem.
Pensando nisso, vamos falar sobre 3 práticas que podem ajudar que seus e-mails tenham mais assertividade no envio e as chances de seu cliente receber e abrir a mensagem aumentem.
1. Tenha uma lista de contatos atualizada e proprietária
Para que a entregabilidade dos seus e-mails seja cada vez maior é importante que a sua lista de e-mails tenha sido coletado por você (ou pela sua empresa) e que essa coleta tenha sido clara, ou seja, que o cliente tenha sido avisado que poderia receber contato pelo e-mail informado.
Quando as pessoas recebem muitos e-mails com promoções e propagandas, elas possuem a opção de clicar em um link no final da mensagem que diz “sair da lista”, ou mesmo sinalizar a mensagem como “spam” em sua caixa de entrada. Isso faz a reputação de quem dispara esse e-mail despencar perante aos provedores do e-mail, comprometendo o envio de futuras mensagens.
Quando as pessoas recebem muitos e-mails com promoções e propagandas, elas possuem a opção de clicar em um link no final da mensagem que diz “sair da lista”, ou mesmo sinalizar a mensagem como “spam” em sua caixa de entrada. Isso faz a reputação de quem dispara esse e-mail despencar perante aos provedores do e-mail, comprometendo o envio de futuras mensagens.
2. Cuidado com o assunto e com as palavras no corpo do seu e-mail
Por mais que os serviços de envio de mensagem liberem letras maiúsculas, pontuação e caracteres no assunto dos e-mails, usar todos estes recursos não é uma boa prática. Os assuntos devem ser curtos e não possuir palavras apelativas como “compre”, “chance”, “grátis”, “sua empresa”, “oportunidade”, “sucesso”, “urgente”, “especial”, “promoção”, “$$$”, "aproveite", “somente agora”, "preços / valores”, muitos pontos de exclamação e interrogação.
Mesmo no corpo do e-mail as palavras devem ser bem pensadas, e neste caso e-mails feitos em HTML também deve ter um equilíbrio na quantidade de texto e imagens. Muitos pedidos de “clique”, “encaminhe”, “assine”, “acesse”, “teste”, etc, fazem o provedor do destinatário “protegê-lo” do seu e-mail, achando que se trata de um potencial spam, mesmo que sua mensagem de fato seja muito importante: como envio de nota fiscal ou boleto.
Por isso, tome muito cuidado com as palavras usadas no corpo e no assunto do e-mail.
3. É importante configurar sua identidade no disparador de e-mails escolhido
Seja o ERPNOW ou qualquer outra ferramenta para disparo de e-mails, é importante que o remetente das mensagens (seunome@suaempresa.com.br) seja um endereço válido. Existe uma tecnologia chamada Sender Policy Framework, ou somente SPF, que tem objetivo combater o envio não autorizado de mensagens em nome de um determinado domínio. O SPF cruza as informações de domínio, IP e provedor do destinatário para ter certeza de que este envio é da sua empresa mesmo.
Agora que você já sabe como deixar seus e-mails menos spammers, vamos entender a diferença entre enviar os e-mails pelo ERPNOW ou pelo seu provedor de e-mails normal.
Enviando pelo servidor da RDZ (detentora do ERPNOW), com o endereço de e-mail da sua empresa
Para usar o servidor da RDZ basta configurar o endereço de e-mail no sistema. Esse formato é mais fácil, pois os clientes do ERPNOW não precisam fornecer mais informações técnicas do que isso para enviar suas mensagens.
Porém, ao utilizar nosso servidor, o cliente não fica com uma cópia da mensagem em sua caixa de saída, como aconteceria se ele tivesse enviado pelo seu Outlook, por exemplo. Isso acontece porque a RDZ não tem acesso a essa caixa de e-mails, ela é apenas a mensageira.
É possível melhorar ainda mais a entrega dos seus e-mails pelo nosso servidor, para isso é necessário efetuar um cadastramento CNAME no seu domínio. (para empresas com domínio próprio ex.: cobranca@nomedasuaempresa.com.br)
Este cadastramento valida que o nosso servidor seja o responsável pelos envios dos seus e-mails, isso pode minimizar que eles sejam identificados como SPAM.
Veja abaixo um exemplo de mensagem que o seu cliente pode receber quando o servidor dele acreditar que o e-mail recebido é um SPAM.
Agora, conheça o passo a passo para cadastrar o CNAME em seu domínio:
1. Abra um chamado no ERPNOW, informe o seu domínio para gerarmos os códigos CNAME.
(exemplo: www.nomedasuaempresa.com.br)
2. Após receber os códigos, será necessário cadastrá-los no DNS do empresa que hospeda o seu domínio, exemplo Registro.br, Locaweb, Uolhost e outras.
Importante: Esse cadastramento deve ser feito por algum técnico que entenda do assunto.
Este procedimento feito corretamente deve resolver o problema da mensagem ser tratada como SPAM apenas pelo fato de ter sido gerada no servidor do SENDGRID.
Enviando e-mails por meio do servidor da sua empresa
Assim como na modalidade anterior, enviar os e-mails direto do ERPNOW é um diferencial de nosso sistema, aumentando a agilidade e assertividade da operação.
Para usar seu próprio servidor como mensageiro, mas nossa interface na hora de escrever e disparar o e-mail, é necessário fazer um cadastro um pouco mais completo no ERPNOW, com as informações referente a Servidor SMTP, Porta, e-mail, senha e protocolo de segurança (da mesma forma que é feito no Outlook). Se você tiver dúvidas sobre este cadastramento acesse o texto “Configure seu email no ERPNOW” em nosso blog.
Neste modelo, os e-mails enviados pela nossa ferramenta ficam registrados também na sua caixa de saída, mas lembre-se que se o seu servidor (UOL, Google, Locaweb, Kinghost, Hostgator, etc) pode limitar a quantidade de e-mails enviados por dia e seus envios ultrapassar este número, é possível que as mensagens excedentes não sejam enviadas e sua conta fique bloqueada.
Agora você já sabe algumas estratégias que vão te ajudar a evitar que seus e-mails fiquem presos na caixa de spam. Se quiser saber ainda mais, confira os links a seguir.
Até mais!
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Lista palavras que devem ser evitadas em e-mails, segundo a Uolhost
https://uolhost.uol.com.br/ajuda/content/quais-sao-as-expressoes-que-devem-ser-evitadas-para-que-uma-mensagem-de-e-mail-marketing-nao-seja-pontuada-como-spam
Teste para saber a sua lista de e-mails é segura para o envio de mensagens
http://bo.e-goi.com/images/infographics/spammer-infographic.gif
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