by Equipe ERPNOW - 17/09/2020
A Equipe CEDRUS/ERPNOW vem alertar os seus clientes sobre golpes que são aplicados visando alterar boletos salvos no seu computador, de forma que o pagamento do boleto tenha como beneficiário final o fraudador ao invés da empresa emissora do boleto original.
Os fraudadores alteram o layout do seu boleto original para inserir uma linha digitável que leve o pagamento à uma conta corrente fantasma dos golpistas no lugar da conta original, pertencente ao beneficiário do boleto. Esse tipo de fraude entra em ação através de programas ocultos instalados por vírus e outros malwares de computador no momento da abertura ou impressão do boleto.
Como me protejo desta ameaça aos meus boletos?
- 1. Tenha sempre um bom antivírus de sua confiança instalado e devidamente atualizado no seu computador, assim como softwares de segurança.
- 2. Tome cuidado com a instalação de extensões nos navegadores dos computadores de todos os que trabalham com os boletos da empresa. Mantenha somente extensões provenientes de empresas de boa reputação e com experiência no mercado; Extensões são barras de busca instaladas no Google Chrome ou Firefox, por exemplo.
- 3. Peça ao seu cliente/devedor que sempre confira os dados do boleto antes da confirmação dos pagamentos. Então: o nome do Beneficiário precisa ser o mesmo do registro da sua empresa no banco. Caso o cliente/devedor encontre alguma divergência nesta ou outras áreas do boleto, peça que entre em contato com sua empresa antes de realizar o pagamento.
- 4. Preste atenção no layout do Boleto, para identificar supostas alterações, conforme a imagem abaixo:
Fonte da imagem: http://bit.ly/idec-fraudes-boleto
- 5. Prefira enviar o boleto diretamente pelo seu sistema. Imprimir o boleto, salvar e depois anexar o boleto cria situações mais vulneráveis à atividade dos golpistas.
Os sistemas CEDRUS/ERPNOW seguem rigorosos padrões de segurança para garantir a integridade dos boletos gerados pelos mesmos. Contamos com a colaboração dos nossos clientes para que sigam o mesmo padrão de segurança. Não nos responsabilizamos por eventuais fraudes geradas nos boletos bancários enviados a clientes e devedores por fora dos nossos sistemas (item 5 da lista de recomendações acima).
Consulte mais informações sobre fraudes de boletos nos links abaixo:
IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor: http://bit.ly/idec-fraudes-boleto
Até mais,
0 comentários: