by Equipe ERPNOW - 05/07/2021
Fluxo de caixa é uma expressão financeira que dá nome a um instrumento de gestão. O Fluxo de Caixa pode ser obtido por um relatório que mostra os valores a receber e os valores a serem gastos por uma empresa em um determinado período. Pode ser calculado mensalmente, trimestralmente e anualmente.
Estar ciente das saídas e entradas do seu caixa é uma excelente ferramenta de gestão. Além de controlar as movimentações financeiras de receitas e despesas, o acompanhamento do fluxo de caixa auxilia no planejamento de curto, médio e longo prazos do seu negócio.
Vamos de exemplo para ficar mais fácil:
Imagine uma pequena confecção de roupas. Ela produz peças de roupa e vende para lojas. Para produzir, ela precisa comprar matéria prima, pagar a equipe de costura, pagar o aluguel ou impostos relativos ao local onde ela funciona. Só de matéria prima podem ser vários fornecedores: o de tecido, o de linha, o que faz manutenção nas máquinas. Cada vez que a confecção paga um fornecedor, há uma movimentação financeira de saída. Quando ela vende as peças, por outro lado, há uma entrada financeira. A loja ou marca compra as peças para revender. Essa mesma confecção pode ter muitos clientes que compram quantidades diversas em datas diversas.
Toda essa movimentação financeira de entrada e saída varia de tempo (seja a data de vencimento das contas, seja a de temporada de vender) e de valores. Para que a confecção não seja pega de surpresa - por um aumento de preço de alguma matéria prima, ou, ficar na mão de um único comprador - é preciso ter conhecimento dessas entradas e saídas. Estas informações são a base para um bom acompanhamento e ajudam na construção da previsão do saldo e da necessidade de recursos para os próximos meses ou anos dependendo do negócio ou da projeção que a empresa precisar fazer.
Como fazer um fluxo de caixa?
Basicamente, registrando todas as movimentações, separando lançamentos por categoria, acompanhando diariamente, projetando o caixa (trimestral ou anual), comparando com o orçamento previsto. Parece muita coisa para olhar, mas com um bom sistema de gestão implementado, o fluxo de caixa pode aparecer na sua tela com alguns cliques.
Quais as vantagens de acompanhar o fluxo de caixa?
Além de oferecer um diagnóstico em tempo real das despesas e entradas de valores da empresa, o fluxo de caixa ainda:
- favorece o controle de estoque, pois orienta a empresa a efetuar compras na medida certa;
- prevê a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa em operações mais rentáveis;
- proporciona o levantamento de recursos financeiros necessários às operações econômico-financeiras da empresa;
- oferece informações para utilizar melhor os recursos financeiros disponíveis na empresa, para que não fiquem ociosos;
- possibilita saldar as obrigações da empresa nas datas de vencimento;
- analisa as fontes de crédito que proporcionam empréstimos menos onerosos, em caso de a empresa necessitar de recursos;
- desenvolve, na empresa, o controle dos saldos de caixa e dos créditos a receber;
- busca o equilíbrio entre ingressos e desembolsos de caixa da empresa;
- mantém a empresa em permanente situação de solvência.
Por isso, é muito mais do que só um módulo do seu sistema de gestão. O controle financeiro, inclusive, garante lucro.
É fundamental ter o fluxo de caixa atualizado. Estas informações são a base para um acompanhamento em tempo real e ajudam a construir as previsões do saldo e da necessidade de caixa a médio e longo prazos.
Um sistema de gestão integrada minimiza os riscos de erros por controles ou processos manuais e possibilita uma visão ampla e integrada dos resultados em tempo real de uma maneira rápida e fácil, ajudando a nortear as decisões com mais segurança e tranquilidade.
Afinal, o fluxo de caixa é mais um dos pontos importantes para uma boa gestão financeira juntamente com: orçamento anual, indicadores de desempenho, finanças pessoais separadas das finanças da empresa, controle por meio de um sistema de gestão.
Saiba mais sobre o tema no texto "Fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão" em nosso blog
Por hoje é só! Até a próxima!
0 comentários: