by Equipe ERPNOW - 06/10/2022
Quem abriu o próprio negócio, ou está nesse processo, passa por muitos momentos de stress e tem uma jornada de trabalho ainda maior do que quando trabalhava CLT. Apesar da empolgação de partir para uma nova fase de vida e apostar numa ideia original, muitos empreendedores enfrentam momentos de grande pressão e ansiedade.
Para mentes cansadas a resposta mais óbvia é descansar. Contudo, muitas pessoas tem dificuldade em parar, desaprenderam a fazer outra coisa que não trabalhar. O esforço de não fazer nada parece ainda maior do que o de trabalhar por horas a fio e sem perspectiva de férias.
Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de conteúdos e práticas para dar uma relaxada na mente sem desligar completamente dos sonhos de empreender.
1. Assista um filme.
O cinema mobiliza e inspira as pessoas há décadas! Com a vasta oferta de serviços de streaming o que não faltam são opções de entretenimento na telinha de casa. A experiência de ir ao cinema assistir um lançamento também é válida, mas pode ser mais cara e demorada do que só dar o play em casa. Filmes tem começo, meio e fim, oferecem um descanso da realidade sem prender a pessoa no sofá por muitas temporadas e episódios, como fazem as séries.
Alguns bons filmes, que vão te deixar para cima e possuem a temática de empreendedorismo e gestão são:
2. Assista uma série!
Sim, acabamos de sugerir filmes pois a história se encerra em no máximo 2 horas. Mas, tem dias que você não tem duas horas para sentar e desfrutar de um conteúdo. Por outro lado, tem uns 30 ou 40 minutos. Para esses casos, séries animadas e curtinhas são uma ótima opção!
Se a série for sequencial, você terá um estímulo se sentar todo dia aqueles 30 minutos para ver um pedacinho da história. Se não for sequencial você assiste os episódios na ordem que quiser e quando tiver tempo mesmo, não tem problema perder o fio da meada.
Algumas séries com temática de gestão são:
3. Ouça podcasts!
Programas de rádio, sob demanda, nos seus ouvidos a hora que você quiser. Sim, programas de rádio que não são ao vivo caíram no gosto popular e inundam as plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Deezer e etc com opções. Tem programas para todos os gostos: entrevistas, conversas entre amigos, resenhas de filmes e livros, debates, ficcionais e o queridinho do momento: true crime.
Se você precisa de um podcast curtinho, para ouvir enquanto responde seus e-mails ou lavar uma louça, a dica é o quadro Picolé de Limão, do podcast Não Inviabilize com histórias reais de vitórias e derrotas das pessoas em suas vidas cotidianas. Muitas dessas histórias tem um tom agridoce, são histórias nem sempre felizes, mas contadas em tom de comédia e irreverência. A apresentadora, que recebe essas histórias do público, troca os nomes das pessoas envolvidas e não revela nomes de marcas e cidades. Dessa forma a história é real mas fica camuflada. Como ouvir uma fofoca sem saber exatamente onde se passou. O mais legal é que muitas das histórias compartilhadas se passam em empresas, são causos de firmas para você rir ou chorar. E mais importante: se preparar para o que vem pela frente.
4. Cultive seu hobby além do seu empreendimento
Muitos empreendedores, principalmente os pequenos empreendedores, transformam seu hobby em negócio comercializando alguma coisa que antes faziam só por fazer, por gostar, para passar o tempo.
Se este é o seu caso, procure outro hobby para chamar de seu e continue honrando esse momento de contato com a sua essência criativa. Conduzir a sua empresa demanda muita energia, além do descanso, fazer algo por prazer carrega essa energia.
Quando o hobby vira negócio, ele já não é mais tão prazeroso como antes, quando era feito sem compromisso. Pense nisso e veja se faz sentido para sua realidade.
Bônus: lembre-se que saco vazio não pára em pé. Além de alimento para o corpo, as pessoas precisam de alimento para a alma! Atividades prazerosas alimentam uma vida mais ativa produtiva e empreendedora!
Até a próxima e bom descanso!
0 comentários: