Dicionário de Tributações: o que significa ICMS,PIS, Cofins, entre outros!





by Equipe ERPNOW - 23/02/2024



Você se perde diante de tantas siglas e tantos impostos em vigência? Além de oferecer o melhor sistema de gestão integrada para pequenas e médias empresas, nós temos a missão de trazer informação para nossos seguidores e clientes. 


Algumas empresas estão começando a se profissionalizar e outras se organizando para crescer. Recentemente levantamos algumas dúvidas recorrentes sobre impostos e montamos este pequeno dicionário que vai ajudar os nossos clientes e também você que ainda não é nosso cliente, mas também tem dúvidas.


Acompanhe agora a sigla, ou nome, do Imposto juntamente com uma explicação breve do que cada uma representa: 


1. IRPJ - Imposto de Renda Pessoa Jurídica: Imposto sobre os lucros da empresa. Sua alíquota é de 15% sobre o lucro, com um adicional de 10% sobre a parcela que exceder o estipulado. MEIs são isentos assim como organizações sem fins-lucrativos. Saiba mais aqui.


2. CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido: Contribuição destinada ao financiamento da seguridade social. Sua alíquota é de 9% sobre o lucro real.


3. PIS - Programa de Integração Social: Contribuição para financiar o pagamento do seguro-desemprego e abono salarial.


4. COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social: Contribuição para financiar a seguridade social. PIS/PASEP e Confins tem uma alíquota combinada de 3,65% (3% de COFINS e 0,65% de PIS/PASEP).


5. ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços: Imposto estadual sobre a circulação de mercadorias e prestação de serviços. Varia por tipo de produto ou serviço. O ICMS varia de estado para estado, mas segundo a Secretaria de Estado da Economia do Governo Federal, porém a maioria dos estados utiliza uma alíquota de 17% do preço da mercadoria.


6. ISS - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza: Imposto municipal sobre a prestação de serviços. A alíquota varia de 2% a 5%, dependendo do Estado.


7. IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados: Imposto federal sobre a fabricação de produtos industrializados. Acesse aqui a Tabela de incidência do Imposto sobre produtos industrializados (TIPI).


8. IOF - Imposto sobre Operações Financeiras: Imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro e títulos ou valores mobiliários. Taxa diária de 0,0082% somada ao acréscimo de 0,38% para cada dia que se usa o rotativo do cartão de crédito (pagamento em atraso) assim como crédito consignado, cheque especial. Saiba as especificidades quanto a imóveis aqui.


9. Contribuição Previdenciária Patronal: Contribuição para o INSS sobre a folha de pagamento dos funcionários, 20% das remunerações pagas, devidas ou creditadas.


10. IPTU - Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana: Imposto municipal sobre propriedades urbanas. Calculado de acordo com o valor venal do imóvel, mas com alíquotas e descontos a serem aplicados por cada município. Saiba mais aqui.


11. IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores: Imposto estadual sobre a propriedade de veículos. parecido com o IPTU, no IPVA multiplica-se o valor venal do veículo pela alíquota de cada Estado onde ele está registrado, por isso a arrecadação vai pra lá.


12. Contribuição Sindical Patronal: Contribuição destinada aos sindicatos patronais.


13. Contribuição Sindical dos Empregados: Contribuição destinada aos sindicatos dos empregados. Paga anualmente pelo empregado, corresponde a um dia de trabalho, sem horas extras. Ou seja: salário mensal / 30 = valor da contribuição.


14. Contribuição ao Sistema S: Contribuição para financiar os serviços sociais autônomos, como SESC, SENAC, SEBRAE, entre outros.


Diante da variedade de empresas e Impostos a serem aplicados, é importante contar com o serviço de uma assessoria em contabilidade que, em posse das informações precisas sobre a situação financeira da empresa, pode efetuar todos esses cálculos e deduções de impostos corretamente. 


Lembre-se que você também sempre pode contar com o ERPNOW, claro. O nosso sistema de gestão te ajuda a controlar as finanças da empresa, cadastro de clientes, vendas, contratos, emissão de NFs, estoque, chamados de clientes e muito mais. Mas, a nossa missão também é trazer conhecimento para que a gestão da sua empresa seja mais leve e efetiva.


Ficou faltando alguma sigla de algum imposto? Comenta aqui em baixo para irmos atrás da explicação para você!








0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9