by Equipe ERPNOW - 20/06/2024
Temos mais uma novidade para você!
Nossa equipe desenvolveu a Régua de Cobrança para otimizar cada vez mais o seu dia a dia, a régua possibilita a parametrização e disparos automáticos de e-mails, em períodos determinados com conteúdo personalizado conforme a estratégia e a política de cobrança de cada empresa.
Você já conhecia esta estratégia?
Se não, ela tem o intuito de te ajudar a reduzir a inadimplência, porque ajuda a padronizar e organizar as etapas de cobrança de seu negócio. A partir dela é possível parametrizar envio de e-mails de contato para os clientes, estes podem ser feitos antes ou após o vencimento da fatura, para lembrá-los sobre o pagamento.
Agora entenda como configurar a régua para sua empresa:
Para configurar a régua você precisa primeiramente cadastrar o Template de cobrança em Cadastros Básicos > CRM > Template de E-mail > Novo Template:
Depois de cadastrar o template é só configurar a régua de cobrança em Cadastros Básicos > Financeiro > Régua de Cobrança.
Importante:
- data do vencimento: a régua considerará o vencimento sempre no dia útil, desta forma, se o vencimento de uma fatura é no sábado ou no domingo ou em um feriado nacional, o Sistema considerará o vencimento sempre no próximo dia útil seguinte, que é o dia em que o título efetivamente poderá ser pago sem atraso.
- quantidade de ações: na régua o sistema permite até 5 posições e cada posição pode ter uma regra e um e-mail diferente.
Veja a seguir alguns exemplos:
- < 0: E-mail antes do vencimento = Enviar alertas antes da data do vencimento do boleto, com isso evita esquecimentos;
- = 0: E-mail na data de vencimento = Se o pagamento não foi identificado antes da data do vencimento, o próximo passo da sua régua de cobrança é enviar outra mensagem, lembrando o cliente de que a fatura está vencendo;
- > 0: Dias após o vencimento = Se o pagamento não foi identificado após a da data do vencimento, o próximo passo da sua régua de cobrança é enviar outra mensagem, lembrando o cliente de que a fatura venceu.
Veja como configurar uma posição:
Caso não queira que o cliente receba e-mail, poderá tirar a opção no cadastro do Cliente, conforme mostra tela a seguir:
Caminho: CRM > Clientes
Para ficar ainda mais fácil, seguem a seguir alguns modelos de template e-mails de cobrança como inspiração:
Template de Régua antes do vencto (D-5)
Assunto: Lembrete de Fatura
Olá #NOME_CLIENTE#,
Sua próxima fatura no valor de R$ #VALOR_RECEITA# com vencimento #DATA_VENCIMENTO#, já está disponível para pagamento.
Para sua comodidade, você pode acessá-la pelo link abaixo:
#LINK_BOLETO#
Código de barras: #CODIGO_BARRA#
Atenciosamente,
Depto. Financeiro
(xx) xxxx-xxxx
Assunto: Lembrete de Fatura
Olá #NOME_CLIENTE#,
Estamos passando por aqui para dizer que a sua fatura no valor de R$ #VALOR_RECEITA# com vencimento #DATA_VENCIMENTO#, já está disponível para pagamento.
Para sua comodidade, você pode acessá-la pelo link abaixo:
#LINK_BOLETO#
Código de barras: #CODIGO_BARRA#
Atenciosamente,
Depto. Financeiro
(xx) xxxx-xxxx
Template de Régua após o vencto (D+3)
Assunto: Pagamento em atraso
Olá #NOME_CLIENTE#,
Não identificamos o pagamento da fatura referente aos serviços prestados no valor de R$ #VALOR_RECEITA# com vencimento #DATA_VENCIMENTO#.
Clique no link abaixo para acessar o boleto: #LINK_BOLETO#
Código de barras: #CODIGO_BARRA#
Caso já tenha pago a fatura, desconsidere esse e-mail.
Atenciosamente,
Depto. Financeiro
(xx) xxxx-xxxx
Template de Régua após o vencto (D+10)
Assunto: Fatura em atraso
Olá #NOME_CLIENTE#,
Nossos registros mostram que ainda não recebemos o pagamento no valor no valor de R$ #VALOR_RECEITA# da fatura nº #NUM_NF#, que está vencida.
Caso o pagamento já tenha sido feito, desconsidere este aviso. E se você perdeu esta fatura, você pode acessá-la pelo link abaixo ou pagar pelo código de barras: #LINK_BOLETO#
Código de barras: #CODIGO_BARRA#
Atenciosamente,
Depto. Financeiro
(xx) xxxx-xxxx
Template de Régua após o vencto (D+15)
Assunto: Fatura em aberto
Olá #NOME_CLIENTE#,
O pagamento da fatura referente serviços prestados no valor de R$ #VALOR_RECEITA# com a data de vencimento #DATA_VENCIMENTO#, não consta em nosso sistema.
Realize o pagamento o quanto antes para evitar o protesto do título.
Clique no link abaixo para acessar o boleto: #LINK_BOLETO#
Código de barras: #CODIGO_BARRA#
Qualquer dúvida para efetuar o pagamento, entre em contato conosco pelo telefone (xx) xxxx-xxxx.
Caso já tenha pago a fatura, desconsidere este e-mail.
Atenciosamente,
Depto. Financeiro
(xx) xxxx-xxxx
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Viu como agora ficou ainda mais fácil lembrar e cobrar os clientes com faturas em aberto. Deixe ainda mais eficiente seu processo financeiro.
Até mais!
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