Você já ouviu falar em semana de trabalho de 4 dias?

 




by Equipe ERPNOW - 21/08/2024


Quantas horas é necessário trabalhar para que a empresa seja bem gerida e o empregado fique bem? Vira e mexe, esse assunto volta à tona. Muitos pregam que deve-se manter 44 horas semanais, outros 40 semanais. Em muitos países, no entanto, está sendo adotado a rotina semanal de trabalho de 4 dias.

O que é a semana de trabalho de 4 dias?

A ideia de diminuir o horário de trabalho para 4 dias, ou seja, 36 horas semanais, sem reduzir o salário. Nesse modelo, os colaboradores trabalham 80% do tempo do que seria esperado, mas continuam produzindo 100% do que produziam anteriormente. Esse dia que seria considerado “folga” no entanto, não necessariamente acarreta em um fim de semana maior, já que esse dia pode cair na sexta-feira ou no meio da semana.

O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, garantindo que esses tenham bem-estar e saúde mental, o que reduziria estresse e garantindo que a produtividade da empresa aumente, uma vez que os empregados estariam mais motivados para trabalhar.

Segundo a BBC, em teste realizado no Reino Unidos com empresas, 86% delas produziram excelentes resultados, tanto que quiserem deixar esse modelo como permanente. Em outros países, os resultados foram igualmente promissores.

As empresas que trabalham nesse sistema podem angariar mais colaboradores especializados, diminuindo a rotatividade. Além de tudo isso, melhoraria a qualidade do produto final, que pode ser algum bem ou serviço, melhorando também a imagem da empresa frente ao mercado. Sem contar na diminuição de custos como vale-transporte e outros.

No Brasil, o modelo começou a ser testado ano passado, em algumas empresas, com previsão de término de estudos até esse ano. Alguns países já adotam esse modelo: Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Emirados Árabes, Suécia, Portugal, Estados Unidos, entre outros.


Quais são os trabalhos que podem ser beneficiados?

Apesar desse trabalho ser algo almejado por grande parte dos trabalhadores, ela é mais bem vista em áreas de tecnologia e inovação, além de alguns escritórios. Alguns setores mais tradicionais tornam esse modelo de trabalho menos atrativo. Em organizações mais flexíveis é mais fácil estabelecer outros modelos de trabalho. Porém, alguns trabalhos que cobram por hora veem esse tipo de trabalho negativamente, já que tem a receita diminuída. A alternativa seria cobrar por serviço e não por hora.

Outro desafio é encaixar os horários de trabalho com outros serviços que não podem parar nos mesmos dias que a empresa. A alternativa seria deixar os colaboradores com folgas em horários diferentes.

Para um gestor de empresa, é importante ter uma gestão sistematizada, trabalhando com programas que facilitem o dia a dia e agilizem os trabalhos, como gestão da carteira de clientes, chamadas e ordens de serviço e gerencie as propostas de vendas e acordos comerciais. Tudo isso facilita o trabalha cotidiano e ajuda a equipe a focar em outras pontos importantes da empresa.


 Até a próxima!

https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9