A importância do follow-up em sua empresa

A importância do follow-up nas empresas

O que é follow-up? Esse termo significa acompanhar ou fazer o acompanhamento. Sempre que alguém faz um follow-up, significa que está fazendo o acompanhamento de uma tarefa que já foi previamente iniciada.

Esse processo é muito utilizado nas empresas pelas equipes de vendas, compras e CRM (relacionamento com clientes). Vendas realiza follow-up para mapear novas oportunidades de vendas, monitorar propostas comerciais enviadas e fechar negócios. Compras utiliza para acompanhar os pedidos nos fornecedores e garantir que está fazendo a melhor compra. O time de relacionamento acompanha a satisfação dos clientes em relação aos seus produtos e serviços.

Um bom follow-up é aquele que não foca só em vender, mas se preocupa se o cliente ficou satisfeito. Por isso, depois da venda, dê alguns dias (geralmente de 2 a 3 dias) e entre em contato para saber se o cliente está satisfeito com o produto/serviço adquirido e se tem algo a dizer.


Follow-up dentro do processo de vendas


É importante fazer um follow-up no final de cada etapa de vendas, para que as expectativas do cliente estejam alinhadas com a da sua empresa.

Após uma venda, é importante que você esteja presente para ajudar o cliente, mostre que você se preocupa com aquilo que é importante para ele e transmita segurança, confiança e transparência.

É muito simples fazer um bom trabalho de follow-up, basta você juntar as informações de possíveis clientes e tentar realizar contato por telefone e email. Se não conseguir fazer uma venda de imediato, procure entender as possíveis necessidades dos clientes e agende um próximo contato para oferecer suas soluções focadas nessas necessidades. Fácil, não é?

Deixo a seguir uma matéria interessante sobre a utilização de follow-up e funil de vendas.


Os cinco itens que você deve ter atenção


Estabelecer prioridades – você deverá separar um tempo do seu dia para fazer o follow-up e cuidar dos seus clientes. Não deixe que telefonemas, e-mails, reuniões ou outras coisas atrapalhem. Lembre-se: é muito importante cuidar dos seus clientes!

Desorganização – É preciso organizar seus contatos e principalmente as informações: Quem são? Quando foi? O que foi dito? Cartões de visita e pedacinhos de papel espalhados pela sua mesa não podem ser considerados a maneira mais eficiente e moderna de cuidar dos seus clientes.

Resistência – Não deixe o pensamento: “Por que tenho que fazer isso? Meu produto é bom, os clientes que me liguem”, lhe dominar ou sabotar. Pessoas competentes e que estão a bastante tempo no mercado fazem follow-up regularmente. Aliás, essa é uma das formas pelas quais provavelmente chegaram onde estão. Valorize-se!

Medo – Não tenha medo de ser rejeitado. Não pense: “Se eu for atrás desse cliente, poderei ser rejeitado”, pois existem outros que pensam “Se eu ligar, é bem capaz que ele feche, vou ligar!". Neste caso, você perde a oportunidade. O seu cliente vai comprar de alguém e não vai ficar esperando por você!

Software – Utilize ferramentas que ajudem sua empresa a realizar follow-up. Geralmente, um sistema de gestão online resolve esse problema e permite que você deixe de controlar tudo em planilhas. Recomendo a leitura do post a seguir, onde falamos sobre os problemas de utilizar planilhas na gestão de sua empresa. Leia em: Porque trocar minhas planilhas por um software

Faça follow-up sempre!

Saiba mais em:

Acompanhamento de Follow-Up

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9