Facebook Twitter Google

Qual a diferença entre nota de devolução de compra e venda?

Qual a diferença entre nota de devolução de compra e venda?




by Equipe ERPNOW - 23/09/2021


Receber uma devolução pode ser uma situação comum em seu negócio, portanto, saber os procedimentos que envolvem a gestão pode ser mais fácil na hora de lidar quando for preciso.

Para cada devolução é necessária a emissão de uma nota. O que pode tornar um pouco confuso esse processo são as nomenclaturas utilizadas para a emissão da nota de devolução. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar e depois de ler essas informações você não terá mais nenhuma dúvida.

O primeiro ponto que precisamos compreender é quando emitir uma nota de devolução, vamos lá! 
Existem dois tipos para notas de devolução: 

    • Devolução de venda: o seu cliente devolve produtos de uma nota fiscal de venda. Por exemplo: quando uma venda é enviada para o destinatário pessoa física e o produto não é aceito. 
    • Devolução de compra: a sua empresa devolve produtos de uma nota fiscal de compra efetuada em um fornecedor. Por exemplo: quando quando você comprou um produto e ele foi entregue com algum defeito ou o que foi entregue não corresponde exatamente ao que foi comprado.


O que é nota de devolução de venda? 

Operacionalmente, toda nota de devolução de venda anula total, ou parcialmente, uma operação de saída de seu estoque. Ou seja, é o documento que comprovará que aquele produto, no final das contas, permanece com você, já que o cliente o trouxe, ou mandou, de volta para sua empresa.

A nota de devolução é necessária quando a mercadoria, por algum motivo, não foi aceita pelo cliente. É importante lembrar que quando há o deslocamento da mercadoria, o cancelamento da NF-e da venda não deve ser realizado, é por isso que a nota de devolução passa a ser essencial, pois ela será o documento que comprovará que a mercadoria voltou para seu estoque.

Neste caso, a nota de devolução é também uma nota de entrada, isso porque o produto está entrando novamente em seu estoque.


O que é nota de devolução de compra?   

Neste caso, a nota de devolução anula total, ou parcialmente, uma operação de entrada em seu estoque. Ou seja, é um documento que comprovará que aquele produto não permanece com você, já que por algum motivo você fez a devolução para o fornecedor que te vendeu.

Neste caso, a nota de devolução é uma nota de saída, isso porque o produto está saindo novamente de seu estoque.


Por que nota de devolução não é nota de retorno?  

Outra coisa que pode gerar dúvidas em quando emitir uma nota de devolução é a existência de uma categoria semelhante, mas para outros fins que é a nota de retorno. Afinal, se o cliente está me devolvendo um produto ele não está retornando até mim?

Pois bem, não necessariamente. A nota de retorno é utilizada quando uma mercadoria volta para o estoque, porém, a saída dela não foi realizada por meio de venda ou compra. Geralmente a nota de retorno é utilizada quando a empresa recebe uma nota fiscal de remessa. Nesse tipo de nota, por exemplo, não há incidência de impostos, mas existe um prazo máximo para retorno, 180 dias.

Como já dissemos, a nota de devolução anula a saída ou entrada total ou parcial de produtos, com isso, também faz a anulação dos impostos incididos neles. 

Pronto! Sabendo dessas informações temos certeza de que você não realizará nenhuma confusão sobre a diferença entre as notas de entrada e saída e o porquê uma nota de devolução é considerada de entrada. Basta você pensar que o ponto de referência sempre será seu estoque! Nota de entrada para o que entra nele e de saída para o que sai!

 Até a próxima!

 

https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9