Como um software de gestão integrada pode ajudar um MEI

Como um software de gestão integrada pode ajudar um MEI



by Equipe ERPNOW - 24/11/2021


A sigla MEI significa Microempreendedor Individual, trata-se de uma categoria criada para formalizar como "empresa" profissionais autônomos. Cadastrando-se como MEI na Secretaria da Fazenda, o profissional passa a ter um CNPJ e com isso benefícios e facilidades, como abrir conta PJ, comprar em alguns atacadistas, emitir notas fiscais, contratar pessoas (há limites) e ser contratado por empresas maiores.

Existem regras para ser MEI. É preciso desempenhar algumas das atividades de uma longa lista disponível no Portal do Empreendedor. Não pode faturar mais do que R$81mil por ano, ou R$6.750,00 por mês (dado de 2021); não pode ter participação em outras empresas como sócio ou titular e o limite para contratação CLT de pessoas é de uma. Fora outras regras que podem ser lidas no Portal do Empreendedor, ou neste guia do Sebrae. Super completo. 

Hoje, nosso tema não é apresentar o MEI para você, mas sim te mostrar como até mesmo um microempreendedor pode se beneficiar do uso de um software de gestão integrada. 

Vamos lá para seis razões para você aderir a esta facilidade no dia a dia.


1. Gestão de contatos e contratos

Se você já é MEI, deve trabalhar sozinho/a então, sente a dor de ter que prospectar clientes, fazer os contatos, receber briefings e fazer propostas. Além de claro, desempenhar o trabalho em si.

Agora, imagine se cada pessoa que entrasse em contato com você estivesse cadastrada (nome, e-mail, empresa) em um sistema onde você pudesse selecionar num banco de propostas pré-redigidas, enviar essas propostas e ainda receber uma notificação quando o cliente abrisse? 

Pois isso é possível com um software de gestão. Você pode cadastrar seus clientes antigos, atuais e vincular seus contatos para receber os novos. Assim, toda a prospecção e negociação fica na mesma plataforma e você acompanha a jornada do seu cliente com você.


2. Relatórios completos e personalizados   

Muito bem, venda feita, serviço prestado. Como saber que tipo de produto ou serviço você vende mais? Como saber qual a média de preço que você aplica no seu trabalho? Como saber quais épocas do ano entra mais pedido? 

Por meio de relatórios. 

Mas, além de todas as suas tarefas na vida pessoal e profissional, não podemos exigir que no final do mês você ainda conte nota por nota do que fez, quando fez, para quem fez. Por outro lado, se você utilizar um software de gestão, com alguns cliques pode gerar relatórios mais ou menos complexos do seu negócio. 

Ter essas informações organizadas e disponíveis com fácil acesso, te ajuda a direcionar melhor suas atividades e atenção. Por exemplo, sabendo qual serviço vende mais, é possível fazer mais ou menos divulgação dele. Sabendo quais épocas do ano você trabalha mais ou menos, pode planejar melhor seu ano e seus rendimentos. Informação é poder


3. Cadastramento de entradas e saídas financeiras da empresa  

Essa vantagem está relacionada com a anterior. Com um sistema de gestão integrada, você pode dar adeus para planilhas infinitas de contas e gastos. 

Essas informações vão "morar" no seu sistema e com isso ele  organiza todos os valores que entram e saem, ou seja, os pagamentos que são feitos para você - pelos seus clientes - e aqueles que você faz (como contas de luz, água, aluguel, impostos, fornecedores, etc).

Mais uma vez, informações organizadas para você verificar onde estão seus gastos e investimentos e em que "frentes" precisa atuar para equilibrar a saúde financeira do seu negócio.


4. Emissão de notas fiscais 
 
Esta vantagem é muito especial. Você pode pensar que não precisa de um sistema para gerar notas fiscais pois o site da prefeitura da sua cidade já é um sistema onde você gera notas fiscais, certo? 

Certo. Mas, o site da prefeitura te mostra para quais clientes você emitiu as notas? O site da prefeitura te fala à qual proposta enviada a nota fiscal se refere? Parece que não…Mas isso porque o site da prefeitura foi criado para gerar notas e só. Gerir o seu negócio é com você, facilitar o seu trabalho é com o sistema de gestão integrada. 


5. Integração com bancos 

Se você já é MEI sabe que pode abrir uma conta corrente como PJ no banco. Um software de gestão integrada pode te ajudar na comunicação com a instituição bancária que você utiliza. Isso significa integrar recebimentos. Essa integração, entre outras coisas, permite que você emita boletos para pagamentos pelo seu sistema.

Ou seja, muitas atividades, um só login. 


6. Módulo de Cobrança 

O assunto é polêmico, mas precisamos falar sobre ele. Cobrar. Cobrar não é errado. Se você não fizer o serviço acordado, ou não entregar o produto comprado, o seu cliente vai te cobrar.

A mesma coisa se algum cliente não te pagar. Você precisa ter meios de cobrá-lo. Por isso que alguns sistemas de gestão integrada possuem módulos de cobrança mais simples - do que os softwares dedicados à cobrança mesmo. 

Utilizando um módulo de cobrança você pode cadastrar os clientes que precisam te pagar e definir uma sequência de ações a serem efetuadas pelo sistema com o objetivo de reaver os valores, por exemplo: 1 dia de atraso > enviar um e-mail com o lembrete, 1 semana de atraso > enviar um e-mail e uma SMS, 30 dias de atraso > agendar uma ligação.

São ações relativamente simples, mas que você como pessoa autônoma e responsável por toda a empresa pode não ter tempo e mesmo cabeça para planejar e executar. 


Razão extra:  Informações na nuvem por um preço acessível 

Você não leu errado. Essa é uma dica bônus!

Todas as informações da sua empresa estarão salvas na nuvem. Isso significa que mais do que estar acessível de qualquer lugar com conexão à Internet, elas estão seguras. Estão em servidores seguros ao redor do mundo e não somente nos arquivos offline do seu computador. 

A melhor parte é que todos os benefícios de ter um sistema de gestão integrada, online, ágil e seguro estão à sua disposição. 

Fora que as suas informações organizadas te fazem economizar no decorrer dos meses, equilibrando entradas e saídas. 

Por hoje é só! Até a próxima!

 

https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9