O ano está passando muito rápido e você tem a sensação de que a lista de pendências só aumenta? Se esta sensação está fazendo parte do seu dia a dia é importante parar e respirar para entender se você e sua equipe estão focando nas coisas que realmente trazem resultado.
Um bom exercício para isso é analisar se o que foi planejado - no fim do ano passado ou no começo deste ano - está sendo realizado como foi previsto. Ou seja, o planejamento estratégico está dentro da rota planejada.
O planejamento estratégico tem a objetivo de prever o futuro da empresa e a partir daí organizar as ações que serão necessárias para chegar a este futuro. Mas, não basta fazer o planejamento é necessário acompanhá-lo para entender se está na hora de mudar de rumo ou continuar melhorando o caminho que já está sendo seguido.
Fazer este tipo análise traz clareza ao processo e ajuda ao gestor e sua equipe saberem se empresa está seguindo os objetivos ou se está se perdendo pelo caminho.
Elencamos 3 dicas para que a sua empresa não perca de vista os resultados:
Avalie os resultados
O resultado do mês foi bom ou ruim? compare com os meses anteriores (sempre considerando sazonalidades, ok?!) e também com o orçamento efetuado para o ano. Se você não fez um orçamento empresarial para ano, não desista e faça um a partir de agora considerando o ano atual e até o próximo se já for possível. Leia também nosso texto “Como o orçamento empresarial pode ajudar a sua empresa”
Organização
Para facilitar o desenvolvimento do item acima é importante ter informações de qualidade, ou seja, informações bem organizadas, fáceis de serem acessadas e entendidas. Um bom sistema de gestão é um bom coringa, pois ajuda e facilita o dia a dia da equipe, diminui erros, todos usam a mesma fonte de dados e ainda traz agilidade para as avaliações de resultados.
Redefina objetivos, estratégias e metas
O mercado mudou, os concorrentes estão mais agressivos, o produto está defasado ou você precisa reformular o seu serviço e isso não foi previsto no planejamento atual? Não tenha medo de redefinir os objetivos e planejar novos caminhos ou metas, se for necessário revise o planejamento elaborado ou faça um novo com este outro cenário.
Lembre-se o mais importante é ter uma base de comparação e acompanhamento para que você consiga identificar o que está fora do previsto e se organizar para colocar novamente nos trilhos.
Enfim, algumas ferramentas de gestão podem ser grandes aliadas no dia a dia da sua empresa. Não desista.
Até a próxima!
0 comentários: