Entendendo Plano de Contas Gerencial e Contábil

 

by Equipe ERPNOW - 20/09/2024


Quando trabalhamos com gestão financeira, é preciso organizar a padronização da nomenclatura e classificação das entradas e saídas de uma empresa. Isso é o que chamamos de Planos de contas. Ao definir o Plano de contas você leva em consideração os seguintes relatórios: DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial. Usar um sistema de gestão integrada ajuda a trabalhar com essa organização.

São dois tipos de Planos de contas, o Gerencial e o Contábil. Apesar de ambos ajudarem no controle da situação financeira, cada um tem apresentação e composição diferentes.

Plano de Contas Contábil

O plano de contas contábil tende a ser mais genérico. Ele regulamenta a constituição e a prática operacional das SA (sociedades anônimas) em nosso país. Desse modo, você não precisa especificar cada gasto, mas dizer que faz parte de um plano de gastos mais amplo. 

As classificações estabelecidas nesse plano de contas servem como base para estruturação de outros relatório financeiros, como os já citados DRE, DFC e balanço patrimonial. Como nem todas as entradas e saídas não precisam estar contabilizadas, ter um planos de contas específica para a empresa auxilia na organização e na prestação de contas.


Plano de Contas Gerencial


Esse tipo de plano tende a ser mais flexível e detalhado. É preciso entender minuciosamente a que se refere cada valor colocado na conta.


Nesse tipo de registro são colocadas as despesas e receitas que a empresa possui, dentro de um período (como acontece com o contábil). A diferença é que esse plano possui uma apresentação e uma leitura mais fáceis que o Contábil. Quem não é da área de contabilidade e não está por dentro da linguagem técnica, consegue compreender sem dificuldade.


É por isso que ambos os planos devem conversar, ou seja, já que ambos falam da situação da empresa. Por exemplo, a diferença de linguagem não pode atrapalhar a apuração de lucro e prejuízo da empresa. As informações precisam ser inseridas de forma sistemática na gestão da empresa, seja ela pequena, média ou grande.


O Controle é um dos pilares da Administração. Ter controle também significa ter acesso rápido, fácil e confiável aos dados financeiros. Desta forma a Gestão da empresa pode tomar decisões de forma mais consciente, com acesso a informações analíticas e sintéticas das movimentações financeiras. 


Gostou de saber mais sobre o assunto? Agora que você já conhece pode começar a estruturá-lo ou revisar o que já possui. 


 Até a próxima!


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