O que cuidar em tempos de crise?

O que cuidar em tempos de crise?


by Equipe ERPNOW - 04/06/2020

A crise sanitária e econômica que o Covid-19 trouxe para o Brasil e o Mundo nos obriga a ser criativos e perseverantes para manter as empresas e projetos em andamento. Em poucas semanas muitas empresas tiveram que se adaptar ao teletrabalho (trabalho à distância), redução de carga horária, receita da empresa e o salário dos funcionários. Se for comércio então, as atividades com atendimento pessoal foram proibidas de acontecer em muitas cidades.

Gostaríamos hoje de destacar alguns pontos na gestão de pequenas e médias empresas que podem dar uma atenção especial para passar por essa fase e conseguir prosperar ainda mais no futuro. Como diz o ditado “Não deixe para depois o que você pode fazer agora”.



Visão do todo

Ter a gestão da sua empresa ao alcance de alguns cliques de forma clara e rápida facilita a tomada de decisões e mudanças na rota em casos inesperados, como uma pandemia. Onde novas regras para atendimento e funcionamento podem ser inesperadas.



Organização

Sempre foi necessário saber o quanto se gasta e o quanto se recebe. Mas, sabemos que muitas empresas pequenas e médias tem um controle mais “flexível” destes valores. O resultado é que, sem saber o que se tem e onde se gasta, fica mais difícil analisar onde cortar, reduzir ou negociar para a sobrevivência do negócio.



Revisão de Processos

Quando somos forçados a desacelerar as atividades, seja pela redução de serviços ou redução de equipe, é importante ter clareza de como os processos em nossas empresas funcionam. É preciso conhecê-los a fundo e ter maturidade para alterá-los de forma que as atividades sejam realizadas, mas nessa nova configuração.

Esta revisão dos processos possibilitará a otimização de recursos e pode detectar as falhas na operação.



Acompanhamento de orçamento

Outro ponto importante para verificar em épocas de crise é o Orçamento. Quais eram as metas para o ano? O quanto estamos longe dela, ou no caso de alguma empresa que se fez muito necessária neste período, o quanto ultrapassamos a meta para este momento do ano?

Mais que isso, existem desvios entre valores previstos e realizados que foram feitos para contornar os efeitos do isolamento social? Por exemplo, não estava previsto, mas você pode investir em um serviço de delivery para manter seu restaurante? Ou, se sua equipe trabalhava em seu escritório e usavam computadores do tipo desktop, foi possível investir em notebooks para que todos trabalhassem de suas casas?



Parcerias estratégicas

A pandemia de coronavírus fez muitas empresas se reconfigurarem. Aquelas que puderam, mudaram de produto ou serviço para atender as necessidades atuais, como empresas químicas ou de bebidas que passaram a produzir álcool em gel, ou empresas de limpeza que passaram a oferecer uma higienização específica para este momento (mais potente e possível de ser feita com as pessoas dentro de casa). Outras precisaram mudar a forma de venda para atender por e-commerce e com serviço de entrega.

Além desse remanejamento, uma proposta é investir em parcerias. Visando manter a qualidade de serviços ou produtos, as pequenas e médias empresas podem se aliar a outras empresas, e autônomos, próximos para oferecer mais serviços, pacotes e alternativas. Juntando os clientes de cada uma, todas chegam mais longe.



As 4 peças chave

Para dizer que temos controle de alguma coisa em nossa empresa, tem quatro variáveis que precisam estar na ponta da língua de gestores: as vendas e receitas, o nível do estoque, o quanto saiu do caixa em despesas e quais os custos. Com esses números sempre em dia é possível ter um panorama da empresa e fica mais fácil mexer no barco em movimento.

Um sistema de gestão empresarial, que funcione de forma integrada e online, pode ajudar nessa travessia. Os dados da sua empresa ficam disponíveis de forma simples e clara, os relatórios e registros dos processos podem ser consultados de qualquer computador habilitado com conexão à internet.


A pandemia de covid19 pegou todos os setores de surpresa, mas muitas empresas ainda estão esperando a vida voltar ao “normal” para ter uma gestão integrada das informações. Infelizmente, não sabemos quando a crise do coronavírus vai acabar. Por isso não há como esperar passar a tormenta para mudar a  direção do navio. Gire o leme.


Até a próxima!



https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9