Você está gerindo bem o tempo e prioridades da sua equipe?

by Equipe ERPNOW - 05/10/2023


Aumentar a velocidade ao mesmo tempo que fortalece a resiliência é uma das lições tiradas da mais recente pesquisa da McKinsey and Company, publicada em abril de 2023. Segundo o relatório, na recuperação econômica de 2020-21, as empresas mais resilientes geraram 50% a mais de STR (Retorno aos Acionistas) do que as menos resilientes. 


Por outro lado, metade dos respondentes da pesquisa disseram que se consideram despreparados para lidar no futuros choques. Como vimos, aqueles capazes de se recuperar — e rapidamente — de crises em série podem obter vantagens significativas sobre os outros.


Só que, não dá para acordar um dia e dizer "sou mais resiliente, o dia de hoje será ótimo". O que motivará uma equipe toda a acordar com o pé direito assim. Segundo McKinsey, os obstáculos ao fortalecimento da resiliência vão desde a falta de recursos até diferenças enormes entre níveis hierárquicos e funções.


O relatório completo (em inglês) está disponível aqui. De forma resumida, ele aponta TRÊS passos para alcançar a resiliência dentro das empresas de forma a preparar os times para futuros desafios inesperados são:


1. organizar-se para uma velocidade responsável: isso inclui times pequenos, autônomos, que possam dar e executar as próprias ideias, assim como eliminar reuniões e eventos desnecessários. 


2. dar poder às pessoas que compõem sua organização: um novo organograma sem tantas figuras gerenciais e com mais autonomia para os colaboradores usarem seu próprio julgamento nas tarefas e desafios do dia a dia. 


3. desenvolver uma cultura de aprendizado constante: uma empresa resiliente é feita de pessoas resilientes. Colaboradores mais adaptados têm uma vantagem em lidar com mudanças e adversidades. Isso implica em encontrar e promover líderes que possam se capacitar nesse sentido. 


Implementar esse tipo de mudança por si só já parece um choque para muitas pequenas e médias empresas. Mas, é como dizem, pequenos barcos conseguem mudar de direção mais rápido que grandes navios. Por isso, aproveite a mobilidade que o tamanho da sua empresa proporciona para dar pequenas remadas rumo ao oceano de possibilidades em gestão e bons resultados! 


Para ajudar nesse processo, vamos começar com pequenos movimentos de gestão de tempo e prioridade. Você pode implementar um de cada vez (um por quinzena, por exemplo) ou escolher as dicas que encaixam nas maiores vulnerabilidades da sua operação: 


Identifique suas prioridades


Isso requer que o time separe um tempo para separar tempo. No começo é mais complicado, mas o resultado da organização vem! Antes de começar o dia ou a semana de trabalho, identifique as tarefas mais importantes que precisam ser realizadas e liste-as por ordem de prioridade. Algumas empresas apostam na metodologia Ágil para gerir as prioridades e tarefas a cada 15 dias e depois somente fazer conversas de manutenção. 


Cuide das distrações


Identifique as distrações que podem atrapalhar sua produtividade e tente eliminá-las. Isso pode incluir o uso excessivo de redes sociais ou e-mails não urgentes. Não significa alienar-se do mundo e nem bloquear todo e qualquer site de entretenimento, mas encorajar o uso responsável das mídias sociais e a delimitação de um tempo para distração e outro para foco. Não existe foco se você não desfocar em algum momento, certo? 


Distribua tarefas


Identifique tarefas que podem ser delegadas a outros membros da equipe. Isso pode liberar tempo para se concentrar em tarefas mais importantes. Esse é o truque de mestre dos líderes que conhecem sua equipe, seu produto e sabem o que deve ser feito por quem. Mas, como a pesquisa nos mostrou, é importante ouvir das pessoas do seu time o que elas também acham que deve ser feito de importante. Assim, o conhecimento é construído junto, assim como a divisão de tarefas. 


Diga "não"


Às vezes, dizer "não" é necessário para manter o foco nas tarefas mais importantes. Se algo não é urgente ou não se encaixa em suas prioridades, é importante aprender a dizer não. Por isso, é importante que o time esteja alinhado no que é prioridade e comprometido em entregar o combinado dentro do prazo, trazendo ainda mais credibilidade para o não dado antes. 


Use ferramentas de gerenciamento de tempo


Existem muitas ferramentas de gerenciamento de tempo disponíveis, como aplicativos de produtividade, que podem ajudar a manter o controle de suas tarefas e prioridades. Encontre a ferramenta que funciona melhor para sua equipe e use-a consistentemente.


Abra-se para a tecnologia


Existe uma lacuna entre as organizações que precisam melhorar seus processos e as tecnologias disponíveis para isso. Uma boa maneira de começar é organizando as informações da Gestão de forma integrada em software que esteja disponível online. Além de mais prático é mais seguro! 


Existem muitas outras dicas que podem ser aplicadas, algumas até já foram exploradas aqui neste apanhado de Tecnologias para Auxiliar Pequenas e Médias Empresas. Aproveite a vantagem de ser uma pequena e média empresa e mude a vela da sua jangada para as mudanças que trouxeram os melhores ventos! 


Até a próxima! 


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