Quando
um plano de negócios é elaborado, pelo fato de ser um guia de
operações, tarefas e objetivos, ele deve ser a resposta para as mais
diversas perguntas, tanto dos gestores do negócio quanto de possíveis
sócios, investidores ou parceiros comerciais. Desta forma, as perguntas
que precisam encontrar resposta em um Business Plan são, principalmente
as seguintes:
Por que Existimos ?
A
resposta a esta pergunta é a verdadeira "alma" do negócio. É claro que
todo negócio empresarial, por definição, tem como objetivo gerar lucros,
maximizando os investimentos. A existência da empresa, porém, está mais
ligada à sua missão, que deve ser claramente definida e remete à
satisfação das necessidades do clientes.
Quem Somos ?
A resposta deve refletir a Empresa e principalmente, seus donos e dirigentes.
Onde Estamos ?
Responder a este questionamento
é fazer uma avaliação do quadro atual da empresa e seu posicionamento
no mercado. É uma análise de mercado, com um comparativo da
concorrência, os pontos fortes e fracos do negócio e uma definição clara
do posicionamento atual da empresa no mercado.
Quem fomos e de onde viemos ?
É uma retrospectiva do quadro inicial do empreendimento.
Qual era a situação do mercado antes do início das operações, o que
motivou o desenvolvimento do negócio e qual era o know how dos
empreendedores, para dar início as operações.
Para onde vamos e quem queremos ser ?
A
resposta a esta pergunta deve ser uma síntese das "ambições" do negócio
e de seus gestores. Os objetivos devem ser claros e coerentes com toda a
análise de mercado e do investimento necessário.
O que fazer para chegar lá ?
Não
basta definir aonde queremos chegar. O caminho e as ações necessárias
precisam ser definidas com clareza, objetividade e baseadas nas
possibilidades reais. Um plano de ações deve conter todos os
procedimentos que deverão ser adotados a curto, médio e longo prazos e
precisa ser reavaliado regularmente, para que a empresa não "insista" em
uma determinada linha de ação que, de início, parecia ser mais
apropriada, mas que a realidade do mercado tenha provado não ser
eficiente.
Baseados
nas respostas das perguntas anteriores, podemos traçar as linhas básicas da parte estratégica de um
Business Plan, que são:
- Missão da Empresa
- Definição de metas e objetivos
- Avaliação interna e externa
- Diferenciação e posicionamento estratégico
- Estratégias e implementação tática
- Acompanhamento e reavaliaçã
Análise de Mercado
Dentro
desses tópicos, o empreendedor precisa fazer uma avaliação detalhada do
mercado ou nicho de mercado no qual pretende atuar. Além da
concorrência, a pergunta principal a ser respondida é: há demanda para o
que vou oferecer ? Muitas ideias acabam sendo descartadas quando
avaliamos o potencial para um determinado negócio.
Atividades Operacionais
No Plano de negócios, todos os aspectos da empresa devem ser
abordados e analisados. Desta forma, todos os departamentos devem ser
definidos claramente, quanto à sua estrutura funcional, ao seu
organograma, à política de recursos humanos (RH), etc. Exemplificando,
devemos detalhar o funcionamento de departamentos como compras,
administrativo, RH, expedição, atendimento ao cliente (SAC), etc.,
através da criação de um fluxograma de operações.
Conclusão
Podemos
então, concluir que o Plano de Negócios ou Business Plan, é uma das
mais importantes ferramentas nas mãos dos empresários e gestores de
negócios, virtuais ou não. Com esse planejamento detalhado, é possível
nortear todas as operações da empresa, definir prioridades e avaliar
resultados. Não é possível uma empresa obter o crescimento desejado e
conquistar uma colocação estratégica sem um planejamento consistente.
Bom, agora que você já sabe o que é um plano de negócios e o que evitar ao elaborá-lo, mãos a obra!
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