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Faça uma boa venda! Como vender para os clientes certos no momento certo


by Equipe ERPNOW - 19/05/2022


Já aconteceu de você estar na padaria e, após pagar suas compras no caixa, um corretor de imóveis oferece um folder muitíssimo elaborado? Neste folder, é anunciado um apartamento de alto padrão. Acontece que o preço do apartamento não combina com a sua renda, e nem com a renda da maioria dos consumidores daquela padaria. 

Para vender é preciso mostrar seu produto - oferecer sua solução - para as pessoas com mais chance de comprarem, se tornarem clientes. Parece óbvio, mas ainda existem muitas empresas que não oferecem seus produtos e serviços para as pessoas certas. Na internet e as possibilidades de segmentar os anúncios para as pessoas com base no padrão de busca que elas fazem, ficou um pouco mais acessível para pequenas empresas atingirem com sua comunicação seus potenciais clientes. 

Mas não basta usar uma arte caprichada e um slogan tentador se você não tiver controle de toda uma cadeia de comunicação e atendimento, não vai adiantar anunciar se você não é capaz de converter a venda. Mais que isso, anunciar para as pessoas certas! 

Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre estratégias para fazer uma boa venda! 

Seja especilista em seu produto

Você pode vender piscinas sem saber nadar e panelas sem gostar de cozinhar. Mas é preciso ter interesse em aprender como seu produto funciona, quais são seus pontos fortes e pontos fracos. Como funciona, quanto tempo dura, o preço, por quê custa aquele preço. Tem concorrentes? Qual o diferencial do seu para o da outra empresa? Quanto tempo leva para ele ser produzido? É por encomenda ou tem estoque frequentemente? Tudo isso pode estar escrito num manual ou script de vendas, mas conhecer na prática como seu produto é faz toda diferença na hora de vendê-lo. 

Seja especialista no seu cliente

Fazendo a lição de casa de conhecer seu produto você passa para a próxima fase desta jornada que é conhecer em profundidade seu cliente. Para quem sua empresa vende? Outras empresas ou consumidores finais? Quem pode pagar o preço que seu produto custa? Ou, quem precisa do preço baixo que a sua empresa pratica, tornando o produto mais acessível? Qual problema do seu cliente você pode resolver, com seu produto ou com um consultoria de como utilizá-lo? Seu cliente é homem, mulher, família? Está na cidade, no campo, viaja ou fica sempre no mesmo lugar?

Conhecer seu cliente pode ser um exercício de brainstorm, onde toda a equipe de vendas lista qual o perfil das pessoas para quem costumam vender. Ou, pode ser construído na base da pesquisa, com clientes atuais e os possíveis. Não podemos confiar nos achismos e em nossos preconceitos na hora de definir quem queremos como clientes e como nossos clientes são. Dados são ouro e dados analisados verdadeiras joias. 

Trate o cliente como você gostaria de ser tratado

Da propaganda, até o atendimento pré e pós-venda, é importante que seu cliente esteja confortável e seguro fechando negócio com você. A propaganda além de despertar a curiosidade precisa apresentar uma solução. Quando seu cliente fizer perguntas, tenha em mente que todas as perguntas lhe cabem. Cada resposta é mais um passo na jornada do cliente. Apesar de toda a técnica e script que você esteja seguindo, aja com seu cliente como você gostaria que agissem com você. Escuta atenta, empatia e cuidado na hora de sugerir alguma coisa, fazem toda a diferença. 

A venda sempre vai ser nosso objetivo principal, afinal, precisamos de lucro para existir. Mas o vendedor e a vendedora também podem assumir um papel de consultores para seus clientes. Oferecendo soluções, buscando parcerias e fidelizando. 

Em resumo: conheça seu produto, conheça seu cliente e capriche no atendimento. 

Até a próxima! 

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