Os quatro pilares da Administração - Controlar

 by Equipe ERPNOW - 28/07/2022


Chegamos ao último post de uma série de textos sobre os 4 Pilares da Administração. Apesar de tratarmos cada pilar de forma independente nessa série, ressaltamos que o equilíbrio e o cuidado com todas as quatro áreas é o que definirá o sucesso e a excelência do seu negócio. 

O tema de hoje é o CONTROLE. Este pilar está mais relacionado com análises e acompanhamento, do que com concentração de informações e atividades. Todas as atividades e os processos do seu negócio podem, e devem, ser mensuráveis. Precisamos de um critério e um período de tempo que permita acompanhar se as estratégias definidas lá no começo do planejamento estão fazendo efeito. 

Por isso, é no Controle que se dá a mensuração de dados e a análise de informações do que foi feito, como foi feito, por quem foi feito e etc. É preciso observar como a empresa funcionou para tomar as decisões para o futuro. Analisar se as metas foram atingidas e onde se pode crescer e ter ainda mais ambição. 

Como num fluxo, que começa no Planejamento, passa pela Organização e pela Direção, quando chegamos ao Controle temos a oportunidade de avaliar os pilares passados. Onde foram os erros e acertos.

O Controle se materializa em relatórios. Ao gerar relatórios, observar as informações e tirar conclusões, estamos exercendo esse Controle sobre a empresa, o setor, a equipe e o projeto. Assim mesmo, nesses níveis. 

Atualmente, poucas empresas podem olhar para uma área isoladamente. Com a diversificação de atividades, crescimento das equipes e criação de novos projetos, todos os gestores e gestoras estão envolvidos em muitos projetos. Em cada cenário é possível fatiar as informações e aplicar os 4 Pilares da Administração

As nossas sugestões de ferramentas para exercitar o Controle em sua rotina de trabalho são:

Quadro de atividades: tão simples quanto um quadro branco quadriculado, colocamos atividades no eixo y e datas no eixo x. Assim, pintando os quadros, monitoramos as atividades que vêm sendo desempenhadas e se estão no prazo. Fazendo o uso de cores para pintar os quadros é possível acrescentar mais camadas de informações, como responsáveis. 


Relatórios de atividades: se não for possível acompanhar ao vivo o quadro ganhando vida, não perca a oportunidade de digitalizar as atividades que precisam ser feitas e construir esse registro de gestão em uma ferramenta de planilhas. Atualização e comprometimento são fundamentais para o bom uso dessa ferramenta.


Sistema de Gestão Online e Integrada: os quatro pilares da administração estão em funcionamento quando todas as áreas da sua empresa estão organizadas e funcionam por meio de um sistema de gestão do tipo ERP. Por lá você planeja, organiza, dirige e controla todos os setores. Informações à distância de alguns cliques. 

Como sempre falamos aqui em nosso blog, a administração funciona como um sistema integrado, onde a gestão está conectada com diversos processos que juntos podem alavancar os controles e resultados da sua empresa.

Por hoje é só! Não deixe de ler os textos anteriores de nossa série:




https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9