Como Alcançar as Metas com a metodologia PDCA - Parte 2

by Equipe ERPNOW - 11/08/2022


PDCA é uma sigla em inglês para "Plan, do, check and act", que traduzindo para o português significa: PLANEJAR, FAZER, CHECAR E AGIR. Esta metodologia foi desenvolvida nos Estados Unidos e aplicada no Japão Pós- Segunda Guerra Mundial, para a reconstrução do país. 

Planejar, fazer, checar e agir. Essas quatro macro ações compõem esta metodologia de alcançar suas METAS. Este é um método de melhoria contínua. Uma sequência de passos e atividades que devem ser desempenhadas com o objetivo de alcançar um resultado específico. 

A PDCA está baseada no conhecimento da situação atual e na definição de metas. Ou seja, como estamos e onde queremos chegar. Claro, definindo um período de tempo para análise e acompanhamento. Falamos sobre o primeiro passo da PDCA no texto "Como Alcançar as Metas com a metodologia PDCA - Planejar". Você pode começar por ele e depois voltar para cá. 

Depois do Planejamento vem as outras três fases da Metodologia: FAZER, CHECAR e AGIR. 

Fazer

Aqui, damos início à execução dos passos de nosso planejamento. São executados os planos de ação, observando os fenômenos e como as ações previstas têm acontecido e dado conta da Realidade. 

Se o planejamento foi bem feito, provavelmente a equipe se retirou da rotina por um tempo para escrever as metas e idealizar quais ações poderiam ser desempenhadas para alcançar os objetivos. 

É no FAZER que todos levam um choque de realidade. Em resposta a este choque fica a dica de concentrar e pensar no objetivo maior. Existem alguns hábitos e ferramentas que podem auxiliar as equipes a perseverar no Planejamento na Execução. 

Rotina e processos: honre o que foi definido, respeite os recursos (humanos e materiais) fazendo o melhor com o que se tem.
Divisão de tarefas: como se diz "cachorro com dois donos morre de fome". Cada ação precisa de um responsável e ela precisa ser feita. 
Transparência: não adianta negar as aparências e disfarçar evidências, reportar o que vem acontecendo (resultados bons e ruins) é muito importante para as próximas fases da PDCA. 

Checar - Verificar

Por ser um método interativo, o ciclo PDCA tem resultados diferentes conforme a repetição. Isso porque no Planejamento, além de definir ações, são definidas contrações.

Na terceira fase deste ciclo, Checar, verifica-se o que foi feito, como foi feito e qual o resultado. Se o resultado obtido não foi o esperado, ao invés de voltar tudo no tempo no Planejamento, entram em cena as Contra-ações. 

Contra-ações são a resposta que damos aos desafios do caminho durante a execução do nosso plano. Seria como pensar os problemas antes deles acontecerem, assim, temos "cartas na manga''. Já pensamos na solução antes do problema acontecer, com a cabeça fria, otimista e com ideias. 

Agir

Esta é a última fase do ciclo PDCA. Ela abre espaço para observação e reflexão do que foi realizado até aqui. Que problemas foram efetivamente resolvidos? Que ações e protocolos podemos assumir para que estes mesmos problemas não se repitam? No Agir pode haver essa padronização de ações e também a Conclusão do Ciclo. 

PDCA é uma das metodologias mais simples de resolver problemas e alcançar metas. É preciso um planejamento consistente, comprometimento na execução, verificação criteriosa e ações que contribuam ainda mais para a melhoria! 

Agora que você sabe mais sobre a PDCA, conte nos comentários que metas sua empresa ainda tem para este ano! 

Até a próxima!

https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9