by Equipe ERPNOW - 25/07/2024
Funil de vendas é o mapa que mostra o trajeto que o cliente faz até fechar o negócio. Não importa qual o tipo de negócio, todo negócio passa por um funil de vendas, mesmo que você não tenha isso dimensionado. Por isso, entender e conseguir mensurar ajuda para melhor o desempenho nas vendas.
Há várias etapas no funil de vendas, que variam em número, dependendo do tipo de negócio. Aqui, vamos falar as principais:
- Topo de funil: é o primeiro contato do cliente com o seu negócio. Esse primeiro contato pode ser ao ver um anúncio ao saber do serviço por outra pessoa. O número de pessoas nessa fase é maior.
- Meio de funil: nessa etapa, o cliente está considerando adquirir o negócio. Esse número é menor que o topo.
- Fundo de funil: nessa etapa, o cliente já entrou em contato e está negociando com você. Se souber negociar bem, é possível ter uma venda. Essa etapa é a menor. Entender a distância do topo para o fundo de funil ajuda a entender a taxa de conversão.
Ao mapear o funil de vendas você consegue entender o seu processo de vendas, medir os resultados, tomar ações para aprimorar as ações na hora de fazer as vendas, além de alinhar a equipe de marketing com as vendas.
Não existe uma regra básica de etapas para construir o funil. É necessário quebrar as etapas do processo de vendas. Por exemplo: você vende apenas no físico ou online? Como o cliente chega até você? É por meio de mídias sociais? É no boca-a-boca? Ao ter compreensão de todo o processo, você consegue materializar suas vendas.
Atualmente há software que conseguem medir esses processos de vendas que facilitam verificar em que etapa está o cliente.
Até a próxima!
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