Fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão

Fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão

Na sua empresa o fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão ou apenas mais uma atividade burocrática?

O fluxo de caixa muitas vezes é subestimado, sendo visto apenas como um controle de entradas e saídas. Mas, na realidade, é uma excelente ferramenta de gestão por que além de controlar as movimentações financeiras de receitas e despesas auxilia no planejamento de curto, médio e longo prazos do seu negócio.

É importante conhecer as entradas e saídas para não ser pego de surpresa. Estas informações são a base para um bom acompanhamento e ajudam na construção da previsão do saldo e da necessidade de recursos para os próximos meses ou anos dependendo do negócio ou da projeção que a empresa precise fazer.

Veja alguns pontos importantes para um bom fluxo de caixa:


Registre todas as movimentações

Por mais que pareça óbvio, algumas empresas não efetuam todos os lançamentos de uma maneira clara ou somam pequenos valores em apenas um lançamento, mas estes registros são importantes para conhecer e identificar todos despesas e receitas.


Separe os lançamentos por categoria

Classificar os lançamentos por tipo ajuda na análise gerencial, pois facilita a identificação de valores mais expressivos de uma maneira rápida. Exemplo: despesas relacionadas a consertos, dedetização e limpeza da caixa d’agua, podem fazer parte da grupo manutenção.


Acompanhe diariamente

Mantenha o fluxo de caixa atualizado, pois desta maneira será possível visualizar com antecedência o que vai acontecer evitando surpresas.


Projete o caixa

Faça uma projeção de no mínimo três meses, mas o ideal é que a projeção acompanhe o planejamento anual, ou seja, tenha uma visão do caixa de pelo menos um ano. Atualize a projeção sempre que necessário incluindo mudanças que aconteçam durante o trajeto e inclua as despesas ou receitas que entrarão parceladas.


Compare com o orçamento

Tenha o fluxo alinhado e comparável com o seu planejamento orçamentário, ou seja, acompanhe se o resultado está acontecendo conforme o planejado. Esta análise ajuda a entender o que pode estar saindo fora da rota.


Utilize um sistema de gestão

Muitas empresas fazem estes controles ainda em Excel, mas o uso de um sistema específico pode ser um grande aliado para que a empresa passe para um novo estágio de gestão (aproveite e leia os posts: “Por que trocar minhas planilhas por um software?” e “Como otimizar a gestão financeira de sua empresa?”).

Enfim, um bom fluxo de caixa demonstra o resultado de uma maneira simples e faz toda a diferença ter as informações disponíveis em tempo real para os planejamentos de curto, médio e longo prazos de sua empresa, pois esta ferramenta direciona a sua empresa e também sinaliza os riscos e oportunidades que estarão pela frente.

Sucesso e até a próxima!


https://www.erpnow.com.br/?utm_source=blog.erpnow.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=BannerFimdePost

0 comentários:


Copyright © 2014 ERPNOW - Sistema de Gestão Empresarial Online
Bloggertheme9